4 de novembro, segunda-feira

    0
    17

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. O 1º fim de semana do Enem foi realizado em todo o Brasil com a participação de 3,9 milhões de candidatos. O tema da redação foi a “democratização do acesso ao cinema no Brasil”. No G1 você acompanha o gabarito extraoficial das provas de ciências humanas e linguagens. No podcast O Assunto, os 30 anos da queda do Muro de Berlim e seus desdobramentos para o mundo. Os concursos com inscrições abertas no país, e ainda: você vai entender tudo sobre a polêmica por trás do hit ‘Onda Diferente’, de Ludmilla e Anitta.
    Enem 2019
    Caderno de provas do Enem 2019 – 1º dia
    Ana Carolina Moreno/G1
    Cerca de 3,9 milhões de candidatos encararam o 1º dia de provas do Enem neste domingo em todo o Brasil. O índice de presença foi de 77%, segundo governo. 376 candidatos foram eliminados. Foram aplicadas 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação – cujo tema foi “democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
    O primeiro dia não teve questões que possam ser consideradas “polêmicas” ou “ideológicas”, mas professores de cursinhos ouvidos pelo G1 destacaram que as questões de história acabaram sendo mais fáceis que no ano passado.
    1º dia teve Madonna, Cazuza, bullying, refugiados e Estatuto do Idoso
    Veja imagens da prova do 1º dia
    Alguns deles também disseram que temas bastante comuns, como Era Vargas e Ditadura Militar no Brasil, ficaram de fora do exame, e que a prova privilegiou temas atuais, como literatura contemporânea e assuntos ligados à tecnologia e às redes sociais.
    No próximo fim de semana, o exame abrangerá 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.
    GABARITO EXTRAOFICIAL: veja correção da prova
    LISTA DE VÍDEOS: veja questões da prova comentadas por professores
    Ministro da Educação diz que aplicador vazou foto do Enem
    Concursos
    215 concursos estão com inscrições abertas hoje para preencher mais de 22,4 mil vagas. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridade, e em diferentes estados.
    Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
    CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES
    Somente na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, há 2.491 vagas para profissionais com ensino superior de escolaridade. A remuneração é de até R$ 1.713,46. As inscrições terminam nesta segunda, e devem ser feitas pelo site da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).
    Manchas no Nordeste
    Os ministros da Defesa, Fernando Azevedo, e da Justiça, Sergio Moro, devem dar uma entrevista coletiva junto a representantes da Marinha, da Polícia Federal e do Ibama para falar sobre as ações que estão sendo realizadas nas praias do Nordeste.
    Visitação ao Parque de Abrolhos está suspensa por 3 dias
    No sábado, pequenos fragmentos de óleo foram detectadas na região de Abrolhos, na Bahia, e a visitação ao local foi suspensa por 3 dias. Ainda no fim de semana, a Marinha afirmou que o navio grego investigado pela Polícia Federal é o principal suspeito, entre 30 embarcações, de ter derramado óleo e causado as manchas no litoral do Nordeste. O órgão reforçou que os trabalhos para esclarecer o desastre continuam.
    A petroleira grega Delta Tankers, proprietária do navio-tanque, disse que “não há provas” de que a embarcação seja responsável pelo incidente. A empresa informou ainda que a embarcação, que saiu da Venezuela em 19 de julho, chegou ao destino final, na Malásia, e ‘descarregou toda a carga sem qualquer falta’.
    Bouboulina, navio petroleiro operado por empresa grega suspeito de derramar o óleo que atinge o Nordeste, segundo a PF
    Divulgação
    🎧 O Assunto
    No dia 9 de novembro de 1989, vinha abaixo o símbolo mais representativo da Guerra Fria, e que dividiu a maior cidade alemã por décadas: o Muro de Berlim. Com a queda, a Alemanha dava os primeiros passos para a reunificação do país.
    Após a derrubada do muro, uma onda de agitação política tomou conta dos países do leste europeu, fazendo com que caíssem regimes comunistas em diversos países como Polônia e Romênia.
    No episódio de hoje, Renata Lo Prete entrevista o repórter Sílio Boccanera, que trabalhou por mais de três décadas na Globo e cobriu em Berlim os acontecimentos. A outra convidada é a editora Manuela Aragão, que recentemente passou dois meses na Alemanha colhendo depoimentos de pessoas que testemunharam aquele dia e, depois, a reunificação do país.
    Crime no shopping
    Veja como é a rotina do assassino que matou três pessoas em cinema de SP há 20 anos
    A Justiça da Bahia avalia se solta o assassino que matou a tiros três pessoas e feriu outras cinco durante um filme no cinema de um shopping em 1999 em São Paulo.
    Baleado por assassino do cinema de shopping teve filhos 12 anos após crime
    Ele deverá passar por um terceiro exame psiquiátrico para saber se poderá deixar o Hospital de Custódia e Tratamento, onde está internado há quase dez anos em Salvador. Lá, o assassino cumpre medida de segurança restritiva de liberdade para tratamento contra esquizofrenia, tomando remédios controlados.
    Antes de a doença mental ter sido confirmada por laudos médicos, o assassino cumpria pena de prisão na capital baiana pelo crime cometido há 20 anos em São Paulo.
    A ‘onda’ é de quem?
    Ludmilla e Anitta
    Reprodução e Marcelo Brandt/G1
    De quem é a música? A pergunta envolveu Anitta e Ludmilla por causa de “Onda diferente”, mas vai além dessa faixa e da relação entre as duas. O caso traz à tona novas brigas sobre o que é ser compositor de uma música. O jeito de fazer hits pop muda e isso traz dúvidas sobre autoria.
    Produtores de hits atuais reclamam que o Brasil está defasado: o som é cosmopolita, mas as regras são do tempo do vinil. O negócio hoje é fazer parcerias e amarrar com boas bases eletrônicas. Para criar, ninguém solta a mão de ninguém. Mas para dividir os créditos… é cada um por si.
    Entenda toda a polêmica acima no podcast G1 Ouviu
    ‘The Good Doctor’
    Shaun Murphy (Freddie Highmore) na terceira temporada de ‘The Good Doctor’
    Divulgação
    Hoje, quem olha para o rosto de Freddie Highmore lembra na hora do doutor Shaun Murphy de “The Good Doctor”, mas o ator inglês de 27 anos não começou a carreira agora. A lista de papéis tem a série “Bates Motel” e filmes que fez quando era mais novinho, como “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Em Busca da Terra do Nunca”.
    O ator diz ao G1 que a nova temporada terá o 1º amor do médico autista. A terceira temporada chega à Globoplay no começo de 2020. Mas para quem quiser acompanhar a história do começo, a Globo também exibe episódios na faixa de séries, depois do “Conversa com Bial”.
    Brasileirão
    Gols do Fantástico: Flamengo goleia o Corinthians no Maracanã
    O domingo foi de goleadas e de clássico gaúcho. O líder Flamengo fez 4 a 1 no Corinthians, manteve a diferença de 8 pontos na ponta da tabela, e derrubou o técnico Fábio Carille do rival paulista. O Santos também goleou o Botafogo pelo mesmo placar na Vila Belmiro e se manteve firme no G-4. No Rio Grande do Sul, o Grêmio bateu o Internacional por 2 a 0. Veja acima os gols do Fantástico e saiba como está a classificação do campeonato.
    Fórmula 1
    Lewis Hamilton
    GloboEsporte.com
    A Fórmula 1 tem um novo hexacampeão mundial: com um segundo lugar no Grande Prêmio dos Estados Unidos, Lewis Hamilton conquistou mais um título com duas corridas de antecipação. Valtteri Bottas venceu a prova deste domingo em Austin, mas precisava que seu companheiro de equipe ficasse do nono lugar para trás.
    Hamilton bem que tentou chegar à 11ª vitória no ano: fez um pit stop a menos e liderou até faltarem três voltas para o fim, mas foi superado por Bottas. No fim, o inglês ainda resistiu a um ataque final de Max Verstappen, que completou o pódio, em terceiro.
    Com o sexto título, Lewis Hamilton ultrapassou o pentacampeão Juan Manuel Fangio e ficou a apenas uma conquista de igualar o recordista Michael Schumacher. Depois da corrida, o piloto da Mercedes recebeu os parabéns do ator Mathew McConaughey e do rival Sebastian Vettel.
    Desligou no fim de semana de feriado? Veja o que foi notícia
    Bolsonaro diz que pegou gravação da portaria do condomínio ‘para que não fosse adulterada’
    Bolsonaro diz que pegou gravação da portaria do condomínio onde tem casa no Rio ‘antes que fosse adulterada’
    Caso Marielle: entidades de delegados civis repudiam declarações de Bolsonaro e defendem Daniel Rosa
    MPF acompanha investigação sobre morte de índio durante emboscada no MA
    Celulares voltam a adiantar hora mesmo sem horário de verão
    Menina que sobreviveu a queda de prédio caiu a uma velocidade de 80 km/h
    Incêndio de grandes proporções atinge região do Parque do Carmo, Zona Leste de SP
    Acidente com ônibus deixa 4 mortos em Cachoeiro de Itapemirim, ES
    Finados de Finados tem homenagens, protestos e celebrações no mundo
    Paulistanos se fantasiam de zumbi em caminhada no Centro de SP no Dia de Finados
    Skank anuncia que vai fazer ‘pausa’ no final de 2020
    Walter Mercado, astrólogo porto-riquenho, morre aos 87 anos
    Walter Mercado em foto de fevereiro de 2012
    Dennis M. Rivera Pichardo/AP/Arquivo



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda