A Inteligência Emocional e a Gestão de Pessoas – Revista Nove

0
12

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

E porque Inteligência Emocional? Porque é a Competência que responde por até 45% do sucesso das pessoas.

Eu divido a Gestão em quatro quadrantes: de um lado, eu tenho o âmbito pessoal com o Autoconhecimento e a Autogestão, que é conhecer os meus gatilhos emocionais e pensar nas minhas ações.

No outro âmbito, eu tenho o profissional ou das relações, sejam elas profissionais, matrimoniais, enfim, qualquer tipo de relação, com a Consciência Social ou Empatia e a Gestão de Relacionamentos.

Leia mais: veja mais textos sobre Carreira e Negócios aqui

O Autoconhecimento é mais do que saber quem você é; é entender sua história de vida, o que você acredita, seus valores e como as coisas te atingem. Não podemos controlar os nossos sentimentos, apenas sentimos, mas podemos escolher o que fazer com os sentimentos.

Por exemplo, quando chega o final do dia e você não sabe porque não está legal, daí você analisa seu dia, o que aconteceu e começa a ter essa percepção, vai descobrir o que te afetou para se sentir assim não tão legal.

Quando você entende o que sente e o motivo, você parte para a Autogestão, ou seja, como você reage àquelas situações corriqueiras, como por exemplo alguém que não te deu ‘bom dia’ e você simplesmente respirou e esqueceu ou alguém que você precisou responder com maior intensidade, ou até uma situação caótica que aconteceu.

No lado profissional, temos a Consciência social, ou seja, a Empatia: ver e compreender o que o outro está passando. Em vez de julgar, observar; em vez de falar, perguntar; em vez de olhar, enxergar e mais do que ouvir, escutar.

Reconhecer as emoções no outro te ajudará na Gestão de Relacionamentos, a pensar o que está em jogo em determinada conversa (aquela frase batida: Ter razão ou Ser feliz). E aí sim preparar um Plano de ação e negociar com os outros.

Parece simples, mas é preciso aprender tudo isso, e é muito interessante quando você começa a praticar, e as situações caóticas de antes começam a levar você a ganhar confiança das pessoas.

Eu sou a Maristela Low, sou Master e Business Coach, ajudo você a entender o seu negócio e traduzir o comportamento adequado que você precisa ter para trazer o resultado ou objetivo que você pretende.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda