A prtese de silicone pode causar cncer de mama? – Anna Marina

Alm da prtese de silicone, mulheres passam a contar tambm com a gordura do prprio corpo para reconstruo e aumento da mama

(foto: reproduo de internet)

Conhecer muitas pessoas tem suas vantagens. Uma delas ficar sabendo de uma srie de fatos que normalmente no nos seria fcil saber. Como acontece com um problema que persistente entre as mulheres, o cncer de mama. Antigamente, a constatao da doena era recebida quase como sentena de morte. Os progressos da medicina e da cincia foram tantos que, quando cncer constatado na fase inicial, o resultado amplamente positivo. Quando era necessrio tirar totalmente a mama, o problema persistia por muito tempo. Agora, a reconstituio da mama, na maioria das vezes, realizada na mesma cirurgia em que o tumor foi retirado. Essa vantagem atual usa a mesma tcnica ara a reconstruo da mama retirada pela doena, que usada na cirurgia plstica.

Agora, alm da prtese de silicone, as mulheres podem contar tambm com uma cirurgia que utiliza a gordura do prprio corpo para reconstruo e aumento da mama. Quais as vantagens? Quem responde a essas perguntas Fernando Amato, cirurgio plstico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plstica.

A tcnica que utiliza gordura da paciente pode ser aplicada para quais casos?

Ela pode ser indicada para pacientes que querem aumentar a mama, complementar a prtese (silicone) para melhorar o contorno, na reconstruo da mama (quando foi preciso retir-la em casos de cncer), para corrigir deformidades (que podem ter sido causadas no tratamento do cncer) e tambm nos casos em que necessrio realizar a troca da prtese de silicone, sendo uma opo que pode ser discutida com o seu mdico, como uma alternativa at para a substituio do implante.

De onde retirada a gordura que utilizada na cirurgia de mama?

Principalmente do abdmen, mas o cirurgio pode utilizar tambm a gordura de outros locais, como coxa e dorso.

Quando comparada ao silicone, a cirurgia que utiliza gordura pode apresentar menor rejeio?

Os riscos so minimizados, j que se utiliza a prpria gordura do paciente, mas ainda pode ocorrer infeco e at mesmo absoro da gordura. No caso de prtese de mama (silicone), todo material sinttico pode causar alguma reao do organismo, como formao de uma cpsula ao redor. Mas essa cpsula pode ficar endurecida com o tempo, sendo visvel e at causando dor, chamado de contratura capsular.

A prtese de silicone indicada para qualquer pessoa?

A princpio sim, mas claro que se deve ter bom senso, respeitar os limites de idade e condies clnicas.

A prtese de silicone pode causar cncer de mama?

Cncer de mama no, mas recentemente foi relacionada a um tipo raro de linfoma.

Tanto a prtese de silicone quanto a tcnica que utiliza gordura do paciente podem interferir de alguma forma na amamentao?

Tanto a gordura quanto a prtese de mama no interferem, mas a tcnica utilizada para reposicionar o mamilo e a resseco de tecido em excesso, na mastopexia, podem interferir sim.

O termo prtese de silicone popularizou e utilizado, algumas vezes, de forma incorreta. Como esclarecer as diferenas?

Uma prtese um material sinttico que substitui alguma parte do corpo. Assim, na mama, quando usamos para reconstru-la, podemos chamar de prtese. Para aumentar a mama, chamamos de implante, mas o nome prtese j comumente utilizado nos casos de esttica. E na reconstituio de mamas retiradas por causa de um tumor canceroso.