Água é auxiliadora na cicatrização pós-operatória

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Um organismo bem hidratado acelera o metabolismo e é capaz de se recuperar mais rapidamente de cirurgias

A cicatrização é fundamental para quem passa por qualquer cirurgia. Afinal, o fechamento da pele indica que o organismo está em um bom processo de recuperação. Para que a área lesionada seja substituída por um novo tecido durante o pós-operatório, a boa hidratação e a alimentação adequada são fundamentais.

Naturalmente, ao passar por um procedimento cirúrgico, o corpo entende que sofreu uma agressão e, então, começa a disparar diversos mecanismos para sua defesa, o que muda totalmente o seu metabolismo.

Como a água é um dos principais elementos para as reações enzimáticas e para o próprio metabolismo, uma das maneiras mais eficazes de contribuir para uma rápida cicatrização é mantendo o corpo hidratado.

Benefícios da água para o pós-operatório

Além dos benefícios já citados em relação ao metabolismo, a água também previne o corpo dos chamados eventos tromboembólicos (trombose venosa profunda e embolia pulmonar). Vale destacar, ainda, sua função importantíssima para o trabalho renal em qualquer fase da vida.

Segundo especialistas, até mesmo após tratamentos estéticos e cirurgias plásticas, um dos métodos mais simples, econômicos e eficazes para que o resultado pós-operatório seja totalmente bem sucedido é beber água.

Água na medida certa e outros cuidados

Um mito muito comum que precisa ser esclarecido é sobre a quantidade de água a se beber. Obviamente, água de menos faz mal, mas água demais também. Portanto, a água deve ser ingerida na dose certa, de forma a evitar a desidratação e não potencializar o efeito diurético, levando a pessoa a ir ao banheiro muitas vezes. De maneira geral, no período de recuperação pós-cirurgia ingerir, em média, 2 litros de água por dia é o mais indicado.

Além disso, a atenção à alimentação é sempre fundamental em qualquer período, mas especialmente, na recuperação do organismo após cirurgias. O mais indicado é que as refeições sejam baseadas em proteínas de alto valor biológico como carnes, frango, peixes e ovos.

Muito importante também são os bons carboidratos, aqueles com baixos índices glicêmicos, que contribuem com a energia necessária para a recuperação. Vitaminas, como a vitamina C, são muito importante para a formação do colágeno e uma boa cicatrização. Por isso, alguns médicos recomendam também a ingestão de suplementos nutricionais, como o Proline, que são ricos em vitaminas A, C e E, além de outras propriedades que favorecem e aceleram o processo de cicatrização.










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