Aparência dos cabelos – Tipos, lavagem técnica e dicas

0
20

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A aparência dos cabelos pode falar muito sobre como seu organismo está de saúde. Em outras palavras, tanto a saúde dos fios quanto a saúde do corpo humano refletem em um ao outro.

Como por exemplo a dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, uma espécie de inflamação que causa descamação no couro cabeludo. Contudo, ela pode ser uma pré disposição genética, como também proveniente de estresse emocional. Dessa forma, o aparecimento dela pode ser proveniente de outra doença emocional, mas também causa danos nos fios, os deixando mais frágeis.

Tienda Capilar

Além da dermatite, hipotireoidismo pode deixar o cabelo mais fraco, assim como a falta de alguns nutrientes no organismo pela má alimentação, alcoolismo, entre outras doenças que interferem na saúde dos cabelos.

Logo mais vamos te mostrar como funciona a saúde e os tipos de cabelos, como lavar de maneira correta e quais alimentos são como hidratação para os fios, para que a aparência dos cabelos fiquem mais bonitas e saudáveis.

Aparência dos cabelos: Manto Hidrolipídico

Doenças, alterações hormonais e emocionais, fatores nutricionais, entre outros fatores podem comprometer a composição do manto hidrolipídico do couro cabeludo. Dessa forma, a aparência dos cabelos é afetada e pode desenvolver problemas físicos dos fios e internos no organismo.

Nesse sentido, para entender melhor, é necessário compreender o que é essa proteção manto hidrolipídico.

A princípio, nossa pele é formada por várias camadas. Bem como, essa proteção se chama manto hidrolipídico, que funciona como uma espécie de barreira protetora responsável pela formação dos lipídios que ajudam a compor a pele, como as ceramidas, ácidos graxos, colesterol e líquidos produzidos pelas glândulas.

Duas dessas glândulas estão ligadas ao fio do cabelo, sendo elas as glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas.

manto hidrolipídico
Ao Ponto Com Elas

Glândulas Sebáceas

As glândulas sebáceas, em síntese, produzem lípidos (triglicéridos, ácidos graxos, colesterol e esqualeno). Sendo assim, possuem a função de impermeabilizar o cabelo. Como resultado, os fios ficam suaves, brilhantes e mais macios. Há cerca de 400 a 900 glândulas sebáceas por cm quadrado de couro cabeludo.

Glândulas Sudoríparas

Por outro lado, as glândulas sudoríparas são responsáveis pela transpiração (suor), removendo toxinas produzidas no metabolismo celular. Bem como, elas também têm a função de proteger o couro cabeludo dos microrganismos que tentam habitar nele. Há cerca de 50 a 350 glândulas sudoríparas por cm de couro cabeludo.

Aparência dos cabelos: classificação dos tipos

cabelos ressecados
Folha Vitória

Cabelos normais

Em suma, nos cabelos normais as glândulas sebáceas conseguem liberaram lipídeos suficientes. Como resultado, cabelos ficam macios e brilhantes. Assim então, pessoas com este tipo de cabelo podem lavar diaramente utilizando um xampu mais suave.

Cabelo seco

Em contrapartida, as glândulas sebáceas são hipofuncionais. Portanto, os fios são mais rebeldes e quebradiços, tendo como resultado pontas duplas e cutículos porosas.

O uso de tratamentos químicos, secador e chapinha podem modificar a estrutura dos cabos dos fios, fazendo com que assim eles percam a elasticidade e brilho.

Para um bom resultado, é recomendável lavar os cabelos pelo menos duas vezes na semana, utilizando xampu neutro e condicionador.

Cabelo oleoso

Já os cabelos oleosos, por sua vez, possuem produção exagerada de óleos pelas glândulas sebáceas hiperativo. Como resultado, os cabelos ficam unidos, gordurosos e com coceira.

Sendo assim, este tipo de cabelo deve ser lavado todos os dias na água fria e com xampu próprio para cabelos oleosos.

cabelo oleoso
Terra

Cabelo misto

Definitivamente este é o cabelo da maior parte das brasileiros. Ele consiste em excesso de gordura no couro cabeludo, mas pontas são desidratados. Não há propagação do óleo na superfície dos fios. Requerem cuidado especial na lavagem e condicionamento.

Cabelo frágil

Doenças genéticas, deficiências metabólicas, deficiências nutricionais ou fraturas das hastes capilares por produtos inadequados são as principais causas para um cabelo fino e com pouca resistência. O xampu deve ser adequado a cada caso.

cabelo fino
Site Mulher

Cabelo grande

são secos e pontas com cutículas abertas.Exigindo xampu e condicionadores adequados.

Cabelo tingido

O processo repetido de tingimento causa danos nas fibras de queratina, causando secura, perda de brilho e mudança na tonalidade da cor do cabelo.

cabelos tingidos
Salonline

cnica: Como fazer cabelo de salão em casa

Que mulher não ama um cabelo de salão? Soltinho e hidratado! É possível fazer isso em casa com a lavagem técnica e vamos de ensinar. Antes de mais nada, é necessário entender que a lavagem precisa se concentrar no couro cabeludo e a massagem é de extrema importância para o organismo.

Primeiramente, ao aplicar o xampu, massageie com movimentos circulares no couro cabeludo. Essa massagem ajuda a estimular a circulação de sangue na região. Estes movimentos estimulam também a produção de lipídios e deixam os fios mais fortes, combatendo a caspa. Feito isso, enxágue até sair todo o produto. Se julgar necessário, repita a operação.

mulher lavando os cabelos
Pure People

Logo após a aplicação do xampu, chega a hora o momento de passar o condicionador ou a máscara capilar. Coloque um pouco na palma da mão e passe em mecha por mecha até ter atingido todo o cabelo. Vale ressaltar que é preciso evitar a raiz, a não ser que o crema seja próprio para utilizar na raiz do cabelo.

Ao finalizar, aguarde alguns minutos — entre 3 a 15 minutos, enxágue com água fria até sair todo o produto. Dessa forma você preserva ainda mais a hidratação e ajuda no fechamento das escamas. Como resultado, você terá fios mais sedosos e brilhantes.

Aparência dos cabelos: dicas extras

Xampu Seco

Ao contrário do xampu normal que você passa com os cabelos molhados, este você utiliza com eles secos! Este produto é recente no mercado, no entanto já conquistou muitas pesssoas por aí. Para usar, é só borrifar onde desejar e prontinho. Ao passo que ele melhora a aparência dos cabelos retirando a oleosidade, ele ajuda a texturizar os fios.

Shampoo secoEsse produto é relativamente novo no mundo dos cosméticos para cabelos, mas já se tornou um grande aliado. Além de melhorar a aparência dos cabelos naqueles dias que você não teve tempo de lavar os cabelos da forma tradicional, ele pode ajudar a texturizar os fios, acrescentando volume e movimento e diminuir a oleosidade excessiva. Basta borrifar um pouquinho e pronto!

Evite o atrito

Você sabia que pentear os cabelos com eles secos podem fazer com que eles quebrem mais? Além dessa, várias outras medidas podem danificar os fios. Desembaraçe sempre ao banho utilizando os dedos e escolha pentear com eles úmidos.

Outra dica importante é utilizar touca de meia ao dormir, protegendo os fios do atrito com a fronha. Da mesma forma durante o banho: evite usar toalhas felpudas e opte pelas de microfiba no cabelo. Nas fronhas, prefira tecidos mais lisos e suaves que vão entrar em contato com seu sabelo.

Aparência dos cabelos: como ter o cabelo forte livre de descuidos

cabelos fortes e enrolados
Ana Maria Uol

De praxe, o cronograma capilar é essencial para a saúde dos fios e deixar a aparência dos cabelos ainda melhor. A maioria das mulheres geralmente gastam rios de dinheiros em máscaras caríssimas que não surtem efeito no cabelo, e na maioria das vezes o erro não está na máscara capilar, mas em como você aplica ela.

Para melhorar a qualidade dos fios, é necessário seguir algumas regrinhas básicas. Em resumo, a fibra capilar precisa de hidratação, umectação e reconstrução.

Para saber como fazer o seu cronograma, clique aqui e saiva tudo sobre o tratamento caseiro dos fios.

Aparência dos cabelos: 10 alimentos que são como hidratação para os cabelos

Aparência dos cabelos: alimentos que ajudam
Tudo Gostoso
  • Acerola — Possui vitamina C, essencial para os cabelos.
  • Ovos — Contém biotina, nutriente que ajuda a renovar os folículos, deixando os cabelos menos suscetíveis à quebra e formação de pontas duplas
  • Ostras — Este alimento afrodisíaco pode ser muito benéfico para os cabelos por conter zinco, mineral que ajuda na renovação do folículo e evita a queda dos fios
  • Couve — A couve é rica em glicosincolato, uma espécie de proteção para os fios quando sua alimentação não anda legal.
  • Feijão — O feijão é um importante alimento para o corpo humano, visto que, o nutriente ferro que ele carrega ajuda a circulação sanguínea a levar nutrientes para o corpo. Logo, ele também leva nutrientes para o cabelo que previnem sua queda.
  • Noz — Da mesma forma como os ovos, a noz também é rica em biotina, o que ajuda a renovar os fios.
  • Batata Doce — A batata doce contém betacaroteno, um forte aliado contra a caspa.
  • Salmão — Rico em ácido graxo e ômega-3, este alimento ajuda a previnir inflamações e auxilia na circulação sanguínea.
  • Carne Vermelha — Este alimento possui, além de ferro, vitaminas do complexo B, responsável pela saúde dos cabelos.

Fontes: iBahia, Cabelos Med, All Things Hair, Dicas de Mulher e Tricologia.

Imagem destacada: Citydt

Imagens: Ao Ponto Com Elas, Tienda Capilar, Folha Vitória, Terra, Site Mulher, Pure People, Salonline, Ana Maria Uol, Tudo Gostoso,



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda