Aprenda a fazer uma pizza perfeita, da massa ao recheio, na sua casa; veja | Culinaria 013

    0
    46

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A pizza é um dos pratos mais democráticos no mundo. Ela nasceu na Itália, mas ganhou diversas versões de massa e sabores pelo mundo. Para os brasileiros, ela tem que ser redonda com recheio generoso. Pizza boa ajuda a reunir os amigos e junta a família, ainda mais se for feita em casa. Por isso, o chef de cozinha Hedrian Guedes, de uma pizzaria de Santos, passou a receita dele e ensinou como fazer uma pizza perfeita, da massa ao recheio, no conforto de casa.

    Essa reportagem faz parte da série ‘Em casa’, do G1, que foi criada durante a pandemia do novo coronavírus. Chefs e profissionais da gastronomia ensinam, de forma simples e direta, como fazer receitas básicas da culinária brasileira e a não errar na hora do preparo, garantindo pratos simples e gostosos no dia a dia.

    Pizza napolitana e de pepperoni feita pelo chef Hedrian Guedes — Foto: Divulgação/Pizza Co.

    Como fazer uma tradicional massa de pizza em casa?

    • 220 gramas de farinha de trigo
    • 5 gramas de fermento
    • 5 gramas de açúcar
    • 5 gramas de sal
    • 20 ml de óleo
    • 120 ml de água

    Misture os secos em uma tigela. Faça um buraco no meio e adicione a água e o óleo. Misture com as mãos. Depois que ela começar a grudar na mão, coloque em uma bancada enfarinhada e sove a massa. Deixe a massa descansando.

    É possível deixar cerca de 30 minutos direto próximo a um local quente como, por exemplo, perto do forno. A segunda opção é deixar descansando por 15 minutos, sovar novamente e deixar por mais 15 minutos.

    “O importante da massa da pizza é ela descansar. O tempo de fermentação dela vai fazer o diferencial. Aquela massa crocante, ao mesmo tempo tem aquele meio fofinho”, explica o chef.

    Após deixar descansando, abra a massa com um rolo, em uma bancada enfarinhada. Passe um pouco de molho de tomate e faça uns furinhos com um garfo. Leve a massa a um forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 minutos. Retire, coloque o recheio e leve novamente para assar por cerca de 10 a 15 minutos ou até o recheio estar bem derretido ou gratinado.

    Massa da pizza deve descansar por 30 minutos, segundo o chef Hedrian Guedes — Foto: Divulgação/Pizza Co.

    Como saber se minha massa está assada?

    Segundo o chef, depende do forno. Normalmente, quando ela estiver levemente dourada nas bordas, após cerca de 10 a 15 minutos, no forno convencional. “Tenha bastante cuidado na hora de manusear. Se ela estiver bem firme é porque está boa”, orienta.

    Com devo rechear a pizza?

    Utilize ingredientes bons e frescos. Verifique se os convidados gostam do recheio, se há ingredientes picantes ou em uma quantidade exagerada. Distribua bem o recheio por toda a massa com uma técnica recomendada pelo chef:

    “Passe o molho sempre em movimentos circulares. Eu jogo a muçarela, por exemplo, de dentro para fora, para deixar bem uniforme. Esse é um dos segredos que tem na hora de montar a pizza”.

    Quais os erros mais comuns ao fazer pizza em casa?

    1. Fermentação
      Não deixar a massa descansar no tempo certo.
    2. Não pré-assar a massa
      “Se você não pré-assar, jogar o recheio e colocar no forno direto, ela vai demorar mais tempo para assar e o centro dela vai ficar mole, uma massa crua ou cozida”.
    3. Colocar muito molho
      “Se você passar muito molho, você vai perder a sua massa, vai deixar muito úmida. Vai ficar aquela coisa pegajosa, não vai ficar legal”,
    4. Exagero no recheio
      “Você não faz uma pizza só para você, você tem que ter um equilíbrio. Se vai colocar pepperoni, coloca numa quantidade certa. Cebola é um ingrediente delicado, nem todo mundo gosta”.

    Pizza de hamburguer — Foto: Divulgação/Pizza Co.

    Posso congelar a massa da pizza?

    Sim. É recomendado que seja congelada a massa pré-assada.

    Quais as pizzas mais pedidas?

    Os sabores clássicos sempre saem mais, segundo o chef, como a marguerita e a muçarela com calabresa. Além disso, as pizzas diferentes como a ribs barbecue, feita com costelinha suína e molho barbecue, e as veganas.

    “A pizza aceita tudo, você pode usar desde um strogonoff até o básico da muçarela, do parmesão. Do simples ao criativo e extraordinário.

    Pizza doce de chocolate com morangos — Foto: Divulgação/Pizza Co.



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda