Campo Grande terá castramóvel para cães em 2020

0
80

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Foi assinada nesta segunda-feira, 30 de Dezembro,  em evento na prefeitura de Campo Grande, a liberação de recursos de emenda parlamentar do Fundo Especial de Saúde destinada a investimento em veículo adaptado para realização a castração de cães. 

O objetivo é levar o serviço de esterilização aos bairros da Capital, com prioridade para as regiões mais carentes, onde normalmente os recursos são escassos para investimento na saúde de animais. Para esterelizar um animal, o valor a ser gasto fica entre R$350,00 a 400,00.

O serviço será implantando em parceria da prefeitura com o deputado estadual Márcio Fernandes que contribuiu com parte da verba através de emenda parlamentar. “Entendemos que a castração é uma questão fundamental para a diminuição do índice de abandono e também a proliferação desenfreada”, acredita.

A questão do bem-estar animal começa a ganhar proporção através do trabalho voluntário e coletivo de políticas públicas que devem ser implementadas em 2020. Prevista para o mês de maio, a inauguração da UPA destinada a saúde animal, é também um dos serviços previstos a saúde e bem-estar animal e como resultado beneficiando a população.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) ainda destacou o apelo emocional presente no projeto. Ele relata que vivencia em casa os desdobramentos e cuidados necessários aos animais. “Possuímos dois cachorros que são praticamente integrantes da família, e se um deles precisa de atendimento médico fazemos o possível como se fosse para um de nós, e em outras famílias esses atendimentos e cuidados não devem ser negados”, acrescenta o prefeito.

A estratégia previamente definida para o castramovel que terá processo licitatório e deve entrar em ação em cerca de 60 dias, é de iniciar onde apresenta-se maior demanda de animais. O castramóvel será parte importante que estará acessível à população como prevenção e cuidados a seus animais.

Em entrevista, a presidente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Juliana Rezende de Araújo, conta que os agentes de saúde serão capacitados para realizar previamente uma triagem no bairro em que receberá o serviço, identificando os “pacientes” que receberão senha para o agendamento.

No dia e no local marcados, os donos devem levar os animais que aguardarão pelo procedimento enquanto receberão uma palestra sobre cuidados gerais e sobre o pós-operatório.

O procedimento cirúrgico é rápido e minimamente invasivo, com recuperação rápida e tranquila par os animais. O castramovel será exclusivo para cães.  A esterilização de felinos permanece em agendamento online e cirurgia realizada diretamente no CCZ.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda