Cardápio de primavera: alimentos que fortalecem o sistema imunológico | Guia da Saúde

0
135

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Com o fim do inverno, não são só as temperaturas que mudam. A primavera tem algumas características que afetam diretamente a saúde. Rinite, alergias de pele e crises de asma são causados pelo acúmulo de pólen no ar – efeito da polinização das flores. Para se prevenir, não tem outro jeito: é preciso caprichar na limpeza e garantir uma alimentação saudável. “Não podemos descuidar do nosso sistema imunológico nesta época do ano. Para mantê-lo forte e equilibrado, o cardápio deve ter muitos nutrientes, como vitaminas A, C, D e E, além de minerais, selênio e zinco, e Ômega 3”, conta Dagmárcia David (CRN 8 -183), nutricionista do Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Clinipam. A profissional recomenda, ainda, a redução de frituras e de alimentos com muito açúcar: o consumo em excesso suprime as funções do sistema imunológico.

Alimentos essenciais na primavera

Temperaturas mais altas e o clima mais seco reforçam a necessidade de tomar bastante água. São necessários entre 1,5 litro a 2 litros por dia para garantir hidratação para o organismo. Além disso, combinar o consumo de líquidos com uma alimentação leve reduz o inchaço e a sensação de corpo pesado. “É preciso moderar o apetite, já que acumulamos reserva energética durante o outono e o inverno”, alerta Dagmárcia.

Entre os alimentos recomendados pela nutricionista da Clinipam, ganham destaque frutas, vegetais, brotos e legumes, crus e bem higienizados. Podem ser consumidos na forma de saladas, sanduíches ou levemente refogados. A temperatura da comida também é ponto de atenção: nada de comidas muito quentes ou muito frias. “Saladas variadas são sempre uma ótima opção. Os folhosos são fontes de vitaminas, minerais, princípios bioativos e pigmentos com propriedades antioxidantes e fibras”, diz.

Outras dicas da nutricionista Dagmárcia são fáceis de incluir no cardápio:

  • Azeite extra virgem e ervas frescas aromáticas como salsa, hortelã, cebolinha, manjericão, capim cidreira e alecrim.
  • Brotos germinados. São alimentos jovens que germinarão, estão cheios de vida e com todo o potencial para seu crescimento. Energeticamente, neste momento de primavera que guarda estreita relação com o renascimento, é recomendado usar o potencial de vida dos brotos para reforçar a nossa energia vital.
  • As frutas são facilitadoras de processos depurativos. A maioria exerce ação diurética e é levemente laxativa.

Que tal receber a primavera preparando receitas diferentes, saudáveis e cheias de sabor? A nutricionista do CQV da Clinipam traz um cardápio completo, com prato principal e sobremesa. Para fortalecer o organismo e manter a balança a seu favor. Anote:

Macarrão de abobrinha com pesto de espinafre

Ingredientes: 2 abobrinhas italianas, 1 xícara de folhas de manjericão, 1 maço de espinafre (somente as folhas), 1 colher de sopa de suco de limão, 1 dente de alho, 1 xícara de azeite de oliva extra virgem, ½ xícara de parmesão ralado, ½ xícara de nozes picadas, 1 xícara de tomates cereja cortados ao meio, sal a gosto.

Modo de preparo: faça o espaguete da abobrinha com fatiador de legumes próprio e reserve. Bata no liquidificador o espinafre, o manjericão, o suco de limão, o alho, o azeite e sal, até formar um creme. Em um recipiente fundo, misture esse creme com as nozes, o parmesão e a abobrinha e os tomates. Leve ao fogo em uma panela por 5 minutos, mexendo sempre. Sirva em seguida.

Doce de abóbora de micro-ondas

Ingredientes: 500g de abóbora em cubos, 2/3 de xícara de xilitol, 2 ramas de canela em pau, 4 cravos.

Modo de preparo: coloque a abóbora, o xilitol, a canela e os cravos em um pirex de vidro. Cubra com plástico filme, faça furos com a faca e leve ao micro-ondas em potência máxima por 10 minutos. Tire o plástico filme e amasse a abóbora com um garfo. Volte ao micro-ondas sem o plástico filme por mais 5 minutos. Retire, mexa com uma colher, volte por mais 5 minutos. Vá fazendo assim até o doce apurar, o que vai depender do tipo de abóbora e de quanta água ela tinha. Guarde em um vidro bem fechado na geladeira e coma com moderação. Como essa sobremesa não tem açúcar, pode ajudar no processo de desintoxicação de doces.

Direção Clinipam:
Dr. Gilton Guilgen: CRM 6838
Dr. Cadri Massuda: CRM 6310



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda