Comércio pode ampliar horário de funcionamento para oito horas na Baixada Santista, SP | Santos e Região

    0
    20

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    O Governo do Estado de São Paulo autorizou o funcionamento dos estabelecimentos por oito horas a partir desta sexta-feira (21). A mudança vale para shoppings, comércios, serviços, salões de beleza, barbearias, restaurantes e similares, academias, convenções e atividades culturais. Agora, os municípios da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, estão decidindo se adotarão a flexibilização.

    Caso as novas medidas sejam seguidas pelas cidades da região, os empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite de oito horas diárias.

    A Prefeitura de Santos disse que vai analisar o decreto estadual publicado nesta quinta-feira (20) para avaliar as eventuais adequações no horário de funcionamento dos comércios e prestadores de serviços.

    O prefeito e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), destaca que as demais cidades da região também têm autonomia para analisar e implementar a flexibilização do Plano São Paulo.

    O presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco, explica que a ampliação do horário de abertura do comércio e de academias é uma reivindicação antiga, pois permite a dispersão dos clientes, evitando aglomeração. Ele garante que essa medida, caso seja adotada pelo Município, possibilitará um ambiente ainda mais seguro para todos.

    “Sem dúvida ajudará na retomada da economia. A abertura parcial, com limitação de ocupação, faz com que o custo de abertura em alguns segmentos seja maior do que o fechamento. Bares e restaurantes, por exemplo, necessitam de um período maior de operação, para que a receita cubra o custo de abertura”.

    Salões de beleza fazem parte dos estabelecimentos que poderão abrir por oito horas — Foto: Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna

    A Prefeitura de Guarujá informou que ainda está avaliando a possibilidade de alteração no horário do funcionamento do comércio.

    Em Bertioga, o horário de funcionamento dos comércios será ampliado. O decreto regulamentando a prática será publicado nesta sexta-feira (21) e passará a vigorar a partir da próxima segunda (24).

    A Prefeitura de Peruíbe também publicará um novo decreto, nesta quinta-feira (21), regulamentando essa nova liberação. Entretanto, até o momento, não foram definidos mais detalhes.

    A Prefeitura de Mongaguá informou que está avaliando, por intermédio de seu Gabinete de Prevenção à Covid-19, a elaboração de um decreto que siga as determinações do Governo do Estado. Assim que a decisão for tomada, os comércios municipais serão informados.

    As demais cidades não enviaram um posicionamento até a publicação desta reportagem.

    Mesmo no caso da ampliação, o consumo local nos restaurantes e similares continua permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não será permitido que os clientes fiquem em pé, para evitar aglomerações.

    A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e o fechamento precisa ocorrer até as 22h, com adoção dos protocolos geral e específicos para o setor. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição.



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda