Como cuidar da sua beleza sem gastar nada? Algumas dicas do dermatologista

0
11

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Vitamina B10 (ou Vitamina Bx) é um nome alternativo para o composto orgânico PABA, uma substância cristalina branca. Acredita-se que seja parte do complexo de vitaminas B, embora não seja uma vitamina ou nutriente essencial. É encontrado na levedura de cerveja, miúdos, cogumelos, grãos inteiros e espinafre.

O seu corpo também pode sintetizar um composto usando certas bactérias no seu intestino. PABA auxilia na produção de ácido fólico (vitamina B9). No entanto, a quantidade de folato produzida não é suficiente para atender às suas necessidades, portanto, você deve obtê-lo de outras fontes dietéticas.

Quando tomado como suplemento, acredita-se que o PABA beneficia a pele e os cabelos. É comercializado na forma de comprimidos, pó, extrato e para aplicação tópica.

Vitamina B10 – para que funciona?

Embora existam vários benefícios propostos da vitamina B10, pesquisas limitadas ajudam essas alegações.

Proteção solar

PABA pode absorver os raios ultravioleta (UV) – especialmente raios UVB, que estão associados a queimaduras solares e danos ao ADN. O composto tem sido um ingrediente-chave do protetor solar desde os anos 1940, mas mais tarde foi associado a reações alérgicas na pele em algumas pessoas.

Às vezes, é encontrado em algumas loções e outros produtos vendidos como hidratantes, muitas vezes em combinação com aloe vera, e menos commumente usado em shampoos, condicionadores e batons.

Um medicamento para doenças de pele

Além de proteger contra os raios ultravioleta, a vitamina B10 ajuda com problemas de pele relacionados ao endurecimento, acúmulo de tecido e descoloração – embora não esteja claro como o composto pode melhorar essas condições.

O PABA também foi identificado como um possível tratamento para a esclerodermia, uma doença autoimune que causa o endurecimento da pele e depósitos fibrosos nos órgãos. Finalmente, o PABA é frequentemente apresentado como uma cura para o vitiligo, uma condição caracterizada pela despigmentação e manchas brancas na pele.

Embora algumas pessoas com esse transtorno afirmem que os suplementos de PABA ajudam, pesquisas científicas limitadas apoiam essa afirmação.

Cuidado capilar

Um dos primeiros usos dos suplementos PABA foi ajudar a repigmentar cabelos grisalhos prematuramente. Muitas opiniões sugerem que é eficaz, apesar da falta de pesquisas atuais.

Pesquisas conduzidas nas décadas de 1940 e 1950 mostraram que tomar PABA em doses diárias de 200 mg a 24 gramas ajudou os cabelos grisalhos a regressar à cor original. Alguns estudos descobriram que o cabelo ficou grisalho novamente depois que os participantes descontinuaram o suplemento.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda