Como é a fisioterapia no pós-operatório

0
17

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Técnicas e exercícios da fisioterapia no pós-operatório aceleram recuperação e aumentam satisfação com resultados.

Após a cirurgia plástica, muitas pacientes buscam recursos para uma recuperação mais rápida e de qualidade, sendo que a fisioterapia no pós-operatório é um dos principais meios para alcançar os resultados almejados.

O tratamento fisioterapêutico ajuda a diminuir o tempo para cicatrização, previne alguns problemas comuns do pós-cirúrgico e contribui na reabilitação da paciente. Saiba mais a seguir!

Qual a importância da fisioterapia no pós-operatório?

A fisioterapia no pós-operatório da cirurgia plástica apresenta resultados positivos na melhora do paciente, seja no período imediato ou tardio, pois ajuda na prevenção de uma série de problemas como:

  • edemas;
  • enfisema cutâneo;
  • má cicatrização;
  • fibrose;
  • lipoma;
  • seroma;
  • diminuição da sensibilidade;
  • contratura muscular.

Portanto, a paciente poderá observar uma melhora rápida dos sinais do pós-cirúrgico, como o inchaço e edemas, mas também alcançar maior satisfação estética devido à resposta dos tecidos, com melhora da elasticidade e produção de colágeno.

Devido esses benefícios, os resultados com a cirurgia plástica podem ser observados em menos tempo e serem melhores, o que aumenta a satisfação da paciente com a técnica.

Quais técnicas de fisioterapia após a cirurgia plástica?

Existem diferentes técnicas e exercícios para fisioterapia no pós-operatório, no entanto, é fundamental que seja realizada uma avaliação especializada para determinar quais as condutas mais adequadas ao caso.

Como os tecidos estão sensíveis e o corpo passa por um processo de recuperação, a realização incorreta da fisioterapia pode desencadear mais prejuízos do que benefícios. Conheça a seguir algumas das técnicas e as vantagens de cada uma!

Drenagem linfática manual

Uma das principais indicações da fisioterapia no pós-operatório é a realização da drenagem linfática manual com uma fisioterapeuta dermatofuncional.

Esse procedimento contribui na eliminação de seroma e amenização do inchaço, combate a retenção de líquidos e contribui na recuperação de edemas. A técnica é indicada após diversas cirurgias plásticas como:

  • lipoaspiração;
  • abdominoplastia;
  • ginecomastia;
  • mamoplastia;
  • ritidoplastia.

A técnica acelera a recuperação da área operada, reduzindo as chances de um processo inflamatório ou trauma local.

Liberação tecidual funcional

Uma técnica da fisioterapia no pós-operatório é a liberação tecidual funcional que promove um rearranjo dos tecidos para auxiliar na cicatrização e produção de colágeno visando a redução das fibroses e aderências que podem surgir após a cirurgia plástica.

Taping

Entre o escopo de procedimentos pós-cirúrgicos na fisioterapia encontra-se o taping, que consiste no uso de fitas compressivas hipoalergênicas de algodão nos locais operados.

O objetivo é imobilizar os tecidos ao mesmo tempo em que direciona o processo de cicatrização para um resultado esteticamente mais agradável.

Cinesioterapia

A cinesioterapia consiste em uma técnica dentro da fisioterapia no pós-operatório focada na reabilitação com exercícios e alongamentos para estimular a parte funcional do corpo.

Essa técnica é indicada para pacientes nas quais a realização da cirurgia plástica implica em limitações ou mudanças nos movimentos, como após a abdominoplastia para remoção do excesso de pele em pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica.

Ultrassonoterapia

A ultrassonografia é uma técnica usada na fisioterapia que visa estimular o processo de cicatrização e recuperação dos tecidos por meio do efeito térmico ou atérmico, dependendo do tratamento recomendado.

Portanto, existem diferentes exercícios e técnicas da fisioterapia no pós-operatório da cirurgia plástica que contribuem para reabilitação funcional da paciente, mas também maior satisfação estética com o procedimento.

A orientação e suporte especializado do cirurgião plástico em conjunto com o fisioterapeuta são essenciais para uma assistência adequada no pós-cirúrgico. Agende uma consulta e saiba mais!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda