dermatologista dá dicas anti-envelhecimento e ensina máscaras caseiras

0
121

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O tempo passa para todos, mas se engana quem pensa que há idade para ser bela. Embora o envelhecimento às vezes seja visto como um tabu, esqueça essa bobagem e foque nos cuidados com você mesma. Para quem já passou dos 70 anos, e até para os que ainda não chegaram a essa faixa, o mais importante é não esquecer o protetor solar e caprichar na hidratação de todo o corpo.

Para prolongar a juventude, o ideal é manter, desde cedo, hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a ingestão de bastante líquidos, principalmente água, e praticar atividades físicas, lista a dermatologista Ana Carolina Sumam. Confira abaixo as dicas focadas em mulheres maduras.

Protetor solar
Protetor solar Foto: Jornal Extra

Protetor solar

Um dos fatores que mais influenciam na conservação da pele é a exposição à radiação ultravioleta. Por isso, é importante tomar sol sempre com protetor solar. Os ideais para as pessoas com mais de 70 anos são os que têm ação hidratante e antioxidante, com o Fator de Proteção Solar (FPS) alto. “A maioria das pessoas não passa a quantidade necessária de filtro solar para que ele confira o FPS que vem no rótulo. Por isso, a proteção indicada no produto tende a cair para a metade. O uso do protetor é superimportante. Tem que usar e abusar”, observa a especialista.

Hidratação
Hidratação

Hidratação

Após a menopausa, há uma redução do nível hormonal, causando alterações no corpo. A pele fica mais desidratada, vai afinando, e o colágeno, responsável pela firmeza, começa a cair a partir dos 25. Há uma gama de opções de hidratantes no mercado, então, preste atenção na hora da compra: o produto tem que ter ação emoliente e pode ser à base de ureia ou de sódio. Outra opção são os cremes com óleos, ceramidas ou manteigas. Dê preferência também aos agentes antioxidantes, como vitamina C e E, e ao ácido hialurônico, que combate rugas e ajuda a elasticidade.

Unhas
Unhas

Unhas

Com o tempo, as unhas ficam mais ressecadas, tendem a ficar quebradiças e afinam, da mesma maneira que a pele. O ideal é hidratá-las assim como o resto do corpo. A hidratação pode ser com o próprio creme corporal ou com opções próprias para unhas ou cutículas. “Para manter as unhas bonitas, também tem que ter uma boa alimentação, rica em vitaminas A e C, ferro e zinco. Tudo isso é fundamental”, ressalta a dermatologista, que completa: “O ideal é ingerir muitas vitaminas, frutas, legumes e verduras, principalmente as folhas verdes escuras”.

Cabelos
Cabelos

Cabelos

Com o passar do tempo, o cabelo tende a afinar e vai sofrendo um processo lento de atrofia e ressecamento devido às alterações hormonais. A dica é começar a tratá-lo cedo, então, a qualquer sinal de mudança, procure um dermatologista para investigar se é um processo natural ou se há outros fatores envolvidos. Para manter as madeixas bonitas, apesar da idade, é necessária uma boa alimentação e, às vezes, até uma suplementação de vitaminas e minerais. Isso é importante principalmente para quem usa medicações que acabam interferindo na absorção de alguns nutrientes. Como normalmente as mulheres maduras pintam o cabelo e a tinta agride os fios, o ideal é fazer sempre hidratação, em casa ou no salão, para evitar os danos da química. Ao ser expor ao sol, é indicado usar chapéu.

Maquiagem
Maquiagem

Maquiagem

O mais importante é evitar o exagero. Os cuidados devem estar focados na área dos olhos, que é mais fina e tende a enrugar. Por isso, é necessário sempre hidratar bem o rosto, com os cremes específicos para essa região, inclusive antes de aplicar a maquiagem. Muito popular, a água micelar também ajuda tanto antes da aplicação da make quanto depois. “Uma dica interessante é a escolha de produtos com hidratantes em sua composição, como o ácido hialurônico. Também é fundamental remover tudo adequadamente após o uso”, alerta a especialista.

Máscaras
Máscaras

Máscaras

As máscaras dão um “up” na pele e são baratinhas. A primeira opção leva meio abacate com 1 colher (sopa) de mel e deixa o rosto mais firme, dando um efeito de lifting imediato. Outra escolha é juntar uma banana-prata com duas colheres (sopa) de mel e uma colher (sopa) de iogurte natural. A terceira máscara tem um combo antioxidante: uma colher (chá) de polpa de açaí, uma colher (sopa) de abacate e outra de mel e um morango. Para fazer qualquer uma das três, é só misturar tudo até formar uma pasta e aplicar no rosto. Deixe agir por 20 minutos e retire com água fria.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda