Dicas para manter a saúde das crianças no inverno

0
74

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O inverno é uma época do ano em que se observa o aumento de doenças que afetam o sistema respiratório, como a gripe, rinite e laringite. Essa ocorrência está relacionada com fatores como alterações bruscas de temperatura, baixa umidade do ar, aumento da poluição atmosférica e aglomeração de pessoas em ambientes fechados (No inverno, as pessoas tendem a ficar em ambientes pouco ventilados e, com isso, aumenta-se a transmissão de doenças bacterianas e virais.)

Leia também: Por que devemos vacinar todos os anos contra a gripe?

Diante desse quadro, é importante que nossa atenção esteja voltada para as crianças, que estão, junto a idosos e imunocomprometidos, entre os grupos mais afetados com as alterações típicas do inverno. Veja a seguir algumas dicas importantes para cuidar da saúde infantil nessa estação do ano.

Dicas para a saúde infantil no inverno

No inverno, é importante ter alguns cuidados para garantir a saúde das crianças, como vestir roupas adequadas e limpas.
No inverno, é importante ter alguns cuidados para garantir a saúde das crianças, como vestir roupas adequadas e limpas.

→ Evitar ambientes fechados

Apesar de o inverno registrar temperaturas baixas, não podemos deixar o ambiente sempre fechado. Abrir janelas e portas é importante para a circulação do ar. Nas escolas e creches, essa é também uma recomendação importante, pois os ambientes fechados podem favorecer a transmissão de doenças entre as crianças do local.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

→ Limpar bem o ambiente

Um ambiente sujo impacta negativamente a saúde de todas as pessoas que vivem no local. No inverno, o tempo seco e frio pode favorecer problemas respiratórios, portanto a poeira, por exemplo, pode ser uma grande vilã. Um ponto importante é evitar o uso de espanador, pois esse tende a espalhar o pó pelo ambiente. Fumar dentro de casa é também um hábito que deve ser evitado, pois a fumaça no ambiente pode contribuir para o desenvolvimento de problemas respiratórios.

Leia também: 5 doenças comuns no inverno

→ Evitar aglomerações

Evitar locais com muitas pessoas pode ajudar na prevenção de doenças, principalmente evitar locais em que, sabidamente, há pessoas com problemas de saúde transmissíveis. É importante destacar que se a criança está doente, ela não deve ser enviada para a escola ou creche, pois pode contaminar outras crianças.

Utilizar roupas adequadas para o tempo frio

As crianças devem utilizar roupas adequadas para o inverno, ou seja, moletons, casacos e calças, por exemplo. Apesar de essa recomendação ser seguida por muitas pessoas, muitos se esquecem de um ponto crucial: higienizar adequadamente essas roupas antes da utilização. Em muitos casos, as roupas para estação fria ficam guardadas por muito tempo, o que pode causar o acúmulo de poeira, por exemplo. A não higienização adequada antes do uso pode desencadear alergias.

Leia também: Dicas para alimentar as crianças de forma saudável

→ Lavar sempre as mãos

A limpeza das mãos é importante em qualquer estação do ano, sendo uma das principais formas de se prevenir uma série de doenças. A limpeza das mãos deve ser feita, principalmente, antes de se alimentar ou preparar o alimento, após ir ao banheiro e quando houver contato com uma pessoa doente.

→ Cuidar da alimentação e da hidratação

A alimentação é um ponto importante na prevenção de doenças, no inverno ou em qualquer outra estação. Uma alimentação adequada garante o fortalecimento do sistema de defesa do indivíduo e, consequentemente, ajuda a evitar infecções. Lembre-se sempre de que uma alimentação saudável deve incluir muitos legumes, frutas e verduras, bem como evitar gordura, açúcares e alimentos processados. A hidratação é também fundamental, portanto sempre ofereça água e sucos naturais para a criança.

Leia também: 5 mitos sobre vacinas

→ Mantenha o cartão de vacinação em dia

A vacinação é essencial para evitar doenças, portanto mantenha o cartão de vacinação sempre em dia.
A vacinação é essencial para evitar doenças, portanto mantenha o cartão de vacinação sempre em dia.

Atualmente as vacinas são um dos mecanismos mais eficientes na proteção contra certas infecções. Entre as doenças que podem ser prevenidas com vacinas, está a gripe, uma doença muito comum no inverno. Vale salientar que muitas doenças estão erradicadas graças à vacinação e manter as vacinas em dia não é apenas uma forma de prevenção individual, e sim de toda a sociedade, pois evita que a doença circule e afete outras pessoas.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Professora de Biologia



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda