Dieta – 4 truques para controlar o desejo de comer à noite

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A nutricionista Maria Morais Gama ensina vários truques para controlar o desejo de comer de mais ao final do dia: 

«Chegar a casa, depois de um dia de trabalho e de stress, resulta muitas vezes na “vontade de comer”. Muitos de nós referem que o fim da tarde e a noite são o maior desafio no que diz 
respeito à perda de peso e a manter uma alimentação saudável. 

É importante que cada um de nós perceba quais os fatores que lhe fazem ter sempre fome à noite (o que muitas vezes pode não ser fome, mas sim vontade de comer). 
Nada melhor que nós próprios para nos conhecermos e termos noção de que forma conseguimos, então, contrariar estes desejos. 
Um dos truques que costumo aplicar cá em casa é comer logo a sopa de legumes, assim que chego do trabalho, uma vez que me ajuda a manter a saciedade e a não optar por outros alimentos. 

Assim sendo, eis alguns truques essenciais para que consigam controlar estes desejos:

✓ COMER: Mesmo que o vosso objetivo seja perder peso, não é deixando de comer que vai correr bem. Porquê? Porque normalmente até podem comer em menor quantidade durante o dia (às vezes associado ao stress do trabalho), mas depois a fome à noite acaba por ser maior! Ou seja, é “pior a emenda do que o soneto”. Garanta que se alimenta bem durante o dia e que não passa fome, de forma a conseguir estar controlado em termos de saciedade quando chega a casa.

✓ ALIMENTOS EM CASA: Se não tiver os alimentos certos em casa, só irá comer o que estiver disponível! Ou seja, quando chega a casa, só apetece pão, queijo, tostas… e não apetece cenouras, tomates-cherry, etc… por isso mesmo, e como disse atrás, a melhor estratégia é mesmo terem uma sopa de legumes à vossa espera. No meu caso pessoal, é o que tenho sempre e o que me ajuda imenso, para evitar as outras coisas. Se não comer a sopa e acabar por comer outros alimentos, depois acaba por não ter fome para jantar, acaba por não jantar nada de especial e depois vem a fome novamente à noite… e, na maioria das vezes, não vão comer o jantar, vão novamente ao pão, às tostas, às bolachas… 

✓ JANTAR: Muitas vezes há quem passe o jantar, ou acabe por comer pouco nesta refeição. Muitas vezes, um erro. Porquê? Porque depois vai começar a pensar no que está na despensa e a apetecer tudo e mais alguma coisa… mais vale fazer um bom jantar com sopa, prato e fruta, do que depois acabar a comer bolachas ou torradas antes de ir para a cama. É importante perceber que é essencial fazer refeições equilibradas para tentar evitar os snacks que muitas vezes nos apetecem.

✓ OPÇÕES SAUDÁVEIS: Se tem fome à noite, tem de comer. Não vale a pena ficar a pensar que não deve comer… porque na verdade isso acaba por ser um sacrifício! Se tem fome, tem de comer! Agora, pode sim, fazer opções mais saudáveis do que optar por bolachas açucaradas, por exemplo.» 

Texto: Maria Morais Gama, nutricionista  

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