Educadores compartilham experiências | JORNAL DA REGIÃO

0
137

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Nesta segunda-feira (23), foi realizado o evento ‘Socialização de Experiências Escola Inovadora’, no Complexo Argos, e tem por objetivo disseminar atividades produtivas realizadas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). A socialização reuniu cerca de 1 mil profissionais entre professores, diretores, cozinheiras e demais servidores da pasta.

De acordo com a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, a implantação de um evento específico para a troca de experiências entre os profissionais é pioneira. “Cada escola desenvolve o seu projeto institucional, ao longo do ano, de acordo com a avaliação da escola sobre os assuntos mais importantes para aquela localidade, naquela época, sempre tendo como base o Programa Escola Inovadora. A apresentação dos trabalhos que tiveram destaque e trouxeram ótimos resultados nos bairros para as demais unidades da rede é uma forma de valorizar e oportunizar a disseminação de exemplos para a rede”, comenta a gestora.

A ‘Socialização de Experiências’ apresentou mais de 20 projetos desenvolvidos nas escolas do município para cerca de 1 mil servidores, nos períodos de manhã e tarde, em todo o Complexo Argos.  A diretora da EMEB Professora Helena Meirelles, Luzia Antonio, participou da ação como apresentadora de atividade Inovadora. “Percebemos que as crianças estavam comendo o lanche que traziam de casa, além da alimentação oferecida pela escola. Por isso, desenvolvemos a ação ‘Alimentação Saudável, Menos é Mais’, com palestra para os pais durante a reunião, para a conscientização sobre a importância da alimentação adequada em quantidade. O próximo passo foi criar o hábito entre as crianças de experimentarem alimentos na cor verde, com a oficina de panqueca de espinafre. O resultado foi surpreendente. As crianças adoraram a ideia e do projeto realizado com apenas uma turma de 5 anos de idade, teremos de ampliar para todas as demais turmas”, conta a diretora.

Edmílson Pereira Lima é professor de oficinas na EMEB Adelino Brandão, de período integral, e participou da atividade oferecida pela equipa da unidade Professora Helena Meirelles, na Vila Helena, com o tema ‘Alimentação Saudável, Menos é Mais’.  “Alimentação é assunto das oficinas que realizamos com as crianças na escola e saber que outros profissionais desenvolveram oficina com as crianças na cozinha, para que elas conheçam o preparo do alimento e tenham interesse em experimentar, enriquece o trabalho, com novas ações que tiveram resultados comprovados”, comenta o professor, que cuida de 40 canteiros na horta escolar com as crianças da unidade em que trabalha.

A socialização ainda contou com apresentações ligadas à internet, poéticas negras, oficinas de leitura, narrativas, natureza, experimentação de dança, brincadeiras e o projeto ‘The Beatles’, realizado pela professora Arabelle Calciolari, que  partiu da curiosidade das crianças para oportunizar o conhecimento sobre a vida e a obra da banda, fortalecendo a apropriação de outras línguas e costumes com dados históricos e culturais para que os alunos pudessem analisar, valorizar e respeitar realidades distintas. Ela ficou entre os dez vencedores deste ano do prêmio Educador Nota 10, que reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. O prêmio, considerado um dos mais importantes do Brasil, foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda