Empresária lança negócio especializado em atenção e cuidados com os idosos – Canoas

0
13

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.




Empresa de cuidadores monta plano de atenção individualizada conforme perfil do idoso

Foto: PAULO PIRES/GES


Nesta quinta-feira (1º), é comemorado o Dia Internacional do Idoso. No Brasil, a data relembra a implementação do estatuto do idoso, que garante direitos e maior proteção, liberdade e respeito para a “melhor idade”. Conforme a legislação, pessoas com mais de 60 anos são consideradas idosas. A partir dessa idade, o cidadão passa a ter direitos exclusivos, como prioridade de atendimento em estabelecimentos públicos e privados de serviços que atendem a população. Aproveitando a celebração, a administradora e empresária Juçara Rheingantz lança oficialmente em Canoas nesta quinta sua franquia da Cuidare, que oferece cuidados personalizados para idosos e outros públicos, como crianças, adultos, mães de múltiplos, gestantes e pessoas em pós-operatório.

“Fazemos cuidado a domicílio. Todos os profissionais são técnicos de enfermagem e oferecemos contratos mensais e plantões avulsos, conforme as necessidades da família”, explica ela. Conforme Juçara, o principal objetivo do trabalho dos cuidadores é auxiliar o idoso para que ele desenvolva autonomia e confiança para suas atividades do dia a dia. Dentro do envelhecimento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica quatro estágios: meia idade, dos 45 aos 59 anos; idoso, dos 60 aos 74; ancião, dos 75 aos 90; e velhice extrema, dos 90 anos em diante.

O Dia do Idoso também marca a luta pela melhoria da qualidade de vida das pessoas ao envelhecer, para que esse momento na trajetória não seja considerado uma doença ou um peso, mas uma fase importante e que merece atenção. Uma das preocupações das famílias é justamente sobre quem vai cuidar do vovô ou da vovó para que os demais possam seguir trabalhando. Para preencher essa lacuna, a Cuidare monta planos individualizados conforme o perfil e hábitos de cada idoso. “É muito importante manter a pessoa na sua própria casa pois ela já está acostumada com suas coisas e seus familiares e tudo isso se mantém próximo com um cuidador residente”, comenta a empresária.

Companhia e auxílio para tarefas do dia a dia

Além de dar suporte nas questões médicas dos idosos, como controle do uso de medicamentos e acompanhamento em consultas, os cuidadores são responsáveis por estimular a autonomia dos mais velhos. Em um ambiente conhecido, tudo se torna mais fácil, garante Juçara. “Para os idosos com doenças mentais é fundamental permanecer no lar, pois eles se sentem mais seguros”, diz ela.

A Cuidare ainda presta apoio no banho, alimentação e demais tarefas do dia a dia, como fazer as compras, por exemplo. Um programa de desenvolvimento faz parte da empresa, que tem 74 unidades espalhadas pelo Brasil e trabalha com sistema de franquias. Ao iniciar o cuidado com um idoso, o técnico de enfermagem faz uma conversa para saber o que a pessoa mais gosta de fazer, com objetivo de integrar tais atividades na rotina diária. Outro benefício é ter companhia para praticar exercícios ao ar livre, como caminhadas, e até mesmo para tomar um café ou passear no shopping. Durante a pandemia, todos os protocolos de higiene e segurança estão sendo seguidos pelas equipes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!





Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda