Encontro Estadual de Agroecologia reúne mais de 100 agricultores

0
57

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Herbert Buenos Aires, participou, nesta quarta-feira (25), do lII Encontro Estadual de Agroecologia, que está sendo realizado pela Articulação em Rede Piauiense na Agroecologia (ArRepia) no Centro de Treinamento do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), em Teresina. Um dos objetivos do evento é o fortalecimento da Agroecologia e da articulação da rede nos Territórios.

Aproximadamente cem pessoas dos 12 Territórios, incluindo técnicos,representantes de entidades, instituições, agricultores participam da programação, que inclui avaliações sobre encontros nos municípios, roda de conversas e troca de sementes entre os participantes. 

A superintendente dos Programas para a Agricultura Familiar da SAF, Patrícia Vasconcelos; o diretor de Inclusão Produtiva da SAF, Antônio José Pereira Ferreira; o representante da Frente Parlamentar de Agricultura Familiar, Francisco Limma, além de técnicos, assessores e consultores da Secretaria, também participaram da programação.

O diretor de Inclusão Produtiva, Antônio José Pereira Ferreira, frisou a importância em discutir a Agroecologia como mais uma forma de valorizar os agricultores e agricultoras. 

Maria Francisca Gomes da Silva, representante do Território do Vale do Guaribas destacou que o encontro proporcionou uma rica troca de experiências. Segundo ela, a agroecologia é uma fonte de alimentação saudável. Ela também relatou que em sua comunidade dez mulheres se reuniram e organizaram uma horta orgânica. “Comemos o que plantamos sem veneno, sem agredir o meio ambiente e passamos para outros agricultores e agricultoras o que aprendemos no encontro municipal e estadual, fazendo uma grande rede”, avaliou a agricultora.

O secretário Hérbert Buenos Aires afirmou que não há nada melhor do que ouvir dos próprios agricultores e representantes das entidades que apoiam a causa no campo e na cidade sobre suas expectativas e projetos já desenvolvidos em seus territórios que envolvem a Agroecologia. O gestor reforçou o apoio da Secretaria da Agricultura Familiar nas questões envolvendo a Agroecologia no estado. “Apoiamos as reuniões realizadas antes deste evento nos municípios e vamos dar continuidade a este processo tão importante que envolve a Agricultura Familiar, que é a Agroecologia, a alimentação saudável e a comercialização destes produtos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, assegurou.

O Encontro Estadual de Agroecologia é realizado pela ArRepia e tem o apoio da SAF, Programa Viva o Semiárido, Comissão Pastoral da Terra, Comissão da Produção Orgânica no Piauí e Asa Brasil



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda