Enem: dicas do que comer antes e durante a prova

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Provas do Enem tm incio no prximo domingo

FOTO: Arquivo/Agncia BrasIL

A maratona de provas para os estudantes que buscam uma vaga nas universidades pblicas tem incio no prximo domingo (3). Um fator que pode contribuir para o alcance desse objetivo a alimentao. Para muitos, a investida no Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) desgastante e requer muito equilbrio e concentrao, principalmente na hora da prova.

“Consumir alimentos mais saudveis fundamental para obter um melhor rendimento e auxiliar na concentrao e memorizao no momento da prova”. A afirmao da nutricionista do Hapvida Macei, Islayne Nogueira, que orienta a ingesto de alimentos mais naturais e menos processados, de forma permanente e rotineira.

Para o dia da prova

A dica da Islayne que no dia da prova o estudante consuma bastante gua e alimentos energticos. “A gente sabe que no dia do Enem, devido a ansiedade, muita gente perde a fome, mas se alimentar bem muito importante”, conta a nutricionista.

No perodo da manh, antes da prova, o candidato pode fazer uma vitamina de frutas, tomar iogurte natural, comer um sanduche de queijo. “Sempre optando por pes e massas integrais e protenas leves, com baixo teor de gorduras, evitando comer em locais que no sabe a procedncia do alimento”, explica Islayne.

Quem achar que vai sentir fome durante as cinco horas e meia de prova, pode levar um lanche saudvel. Ela recomenda frutas, castanhas, amendoins, nozes, pistaches, amndoas – fontes de selnio e zinco, que auxiliam na concentrao – ou mesmo o queridinho chocolate, que alivia a ansiedade.

“No caso do chocolate a minha recomendao no usar os aucarados. Optar pelo amargo, 70% ou mais de cacau, que antioxidante, e, no esquecer de levar a garrafinha de gua, pois a falta da hidratao pode levar a dor de cabea e indisposio”, disse Islayne.

Para aumentar o rendimento nos estudos

Islayne frisa que a alimentao saudvel deve acompanhar o estudante durante todo o perodo de estudos. Se o foco ter um melhor rendimento, a alimentao uma excelente aliada.

“O estudante precisa ingerir alimentos que vo auxiliar no bom funcionamento do crebro e os principais so os ricos em carboidratos, sempre sabendo escolher bem”, orienta Islayne.

Os carboidratos considerados bons so os integrais, que podem ser consumidos tanto no caf da manh quanto no jantar. Inhame, macaxeira, batata doce, que devem ser complementados com protenas, fontes importantes de energia.

Fugir das farinhas brancas e refinadas e daqueles salgados como coxinhas e pastis tambm so dicas infalveis para o bom desempenho nos estudos. O consumo de ovos, queijos, iogurtes e carnes est na lista de quem quer ter concentrao e memorizar os assuntos.

“Os alimentos fontes de mega 3 so ricos em nutrientes que ajudam na absoro do contedo. Ento pode consumir sardinha, salmo e produtos de origem vegetais, como linhaa, chia e sementes de abbora”.

Para a nutricionista, o estudante que associar a alimentao a uma noite de sono bem dormida e atividade fsica aumenta as chances de obter um bom rendimento no estudos e ter mais disposio na hora da prova.

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