Entenda a polmica na publicidade da Prefeitura de POA – Coletiva.net

0
97

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Contratao de agncias de propaganda pela Prefeitura de POA
Reproduo

Simpatia para atrair dinheiro e sorte – A maior polmica de 2019 na Comunicao gacha explodiu exatamente no encerramento do ano. Aps a novela da licitao da Prefeitura de Porto Alegre para contratao de duas agncias de publicidade terminar, o novo enredo envolve a distribuio da verba, o valor investido, a abrangncia geogrfica das mdias. E isso tudo nas primeiras campanhas que foram ao ar, a do IPTU da Capital e outra institucional, esta com slogan e peas vencedoras do processo licitatrio.

Criação de Aplicativos em Santos – De um lado, polticos, jornalistas e contribuintes em diferentes manifestaes nas redes sociais contestam a verba publicada no Dirio Oficial de Porto Alegre (Dopa), registrando que o valor do contrato com as vencedoras do certame – Morya e Escala, respectivamente – de mais de R$ 34 milhes. Do outro, o coordenador de Comunicao Social da Prefeitura, Orestes de Andrade Jr., se defende explicando que este um investimento previsto desde o incio do processo e diz respeito a um levantamento oramentrio. Portanto, “a cifra no ser totalmente gasta necessariamente”, explicou, em nota distribuda a diversos contatos e grupos de WhatsApp.

Portfolio – 6 – Alm disso, ele tambm argumenta que, como o governo havia investido nessa rea de forma irrisria at o momento, o valor previsto acumulou para o ltimo ano da gesto. Ou seja, se fosse dividido em quatro anos de mandato, a mdia anual ficaria em R$ 8,6 milhes – o que, segundo o secretrio, a metade dos gastos de gestes anteriores por ano. De acordo com a nota de Orestes, estes chegaram a R$ 19,5 milhes. Nmeros que chegaram ao Coletiva.net do conta de que, de 2013 a 2016, estes no superaram a casa dos R$ 15 milhes (e este aconteceu em 2014, ano de Copa do Mundo, quando tradicionalmente se aposta mais intensamente em publicidade nos rgos pblicos).

Marketing em Santos – Mais um aspecto muito questionado em diversas manifestaes faz referncia a anncios veiculados fora do Rio Grande do Sul, nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Valor Econmico. A pea divulga o novo slogan adotado pela administrao pblica e registra ‘As reformas que o Brasil precisa, Porto Alegre j fez’. Para muitos, a escolha da abrangncia geogrfica e tambm seu contedo esto configurando campanha eleitoral antecipada. Na viso de Orestes, em breve contato com o portal, criticar essa questo “pensamento de caranguejo”. Segundo ele, para inovar e avanar, necessrio mostrar ao Brasil e ao mundo que POA fez o dever de casa.

Projeto de Estandes – “O anncio de meia-pgina publicado no interior destes jornais mostra que Porto Alegre est pronta para receber novos investimentos. Tanto que o site publicado no anncio o de Parcerias Estratgicas”, esclareceu o gestor. Ele argumentou que a capital gacha a segunda cidade do Pas em nmero de startups e isso precisa ser comunicado para fora, sendo isso o bsico em Comunicao. E disse ainda: “Na sequncia, vamos comunicar que somos o maior polo de cervejarias artesanais. Que temos uma nova orla, uma gastronomia de qualidade, atrativos naturais na zona rural (…) Esse s o primeiro movimento!”, antecipou.

SLIDE – Outro esclarecimento pontual feito por Orestes diz respeito atuao das agncias neste final de ano. Conforme ele, ambas as vencedoras foram convocadas para uma fora tarefa por conta dos feriados de Natal e Ano Novo. “A ao institucional era uma campanha praticamente pronta, j que foi a vencedora da licitao. No que tange o IPTU foi uma reforma muito importante, aps quase 30 anos. Era essencial que tudo ficasse esclarecido e fosse didtico o quanto antes, especialmente porque o desconto vlido at 3 de janeiro”, detalhou.

Contato – Ele ainda destacou que o investimento ficou na casa dos R$ 10 milhes para cada ao e que essas cifras foram divididas “praticamente meio a meio entre as agncias licitadas”. Segundo Orestes, a postura da Prefeitura ser essa ao longo do contrato, cuidando para que uma ou outra no seja muito mais beneficiada que a outra.

Oportunidade em agência de publicidade de Santos – A redao do portal entrou em contato com o coordenador com outros diversos questionamentos acerca da situao, mas no obteve todos esclarecimentos at a publicao desta matria. A garantia, porm, de que todos os detalhes sero pontualmente respondidos em breve.

Blog

Anncio veiculado em jornais do centro do Pas | Crdito: Reproduo

Armazém para locação em SantosEsta matria foi publicada em carter extraordinrio – Coletiva.net est com noticirio interrompido, devido ao recesso de final de ano. A atualizao ser retomada normalmente em 6 de janeiro, a partir das 10h.

Fonte: https://coletiva.net/publicidade/entenda-a-polemica-na-publicidade-da-prefeitura-de-poa,328014.jhtml



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda