Entenda o que são os Alimentos funcionais

0
12

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.


Se ainda não ouviu falar dos alimentos funcionais, vai encontrar motivos de sobra para incluí-los na sua dieta

Azeite de oliva, soja, peixes e iogurtes fazem parte de uma poderosa lista. Cada vez mais pesquisas relacionam o consumo desses e de outros itens à prevenção de doenças cardíacas, câncer, envelhecimento, problemas intestinais e até sintomas da menopausa. Por causa desses estudos, tais alimentos ficaram conhecidos como funcionais.

A alimentação funcional tem como objetivo criar um cardápio que proporcione disposição e energia. Comer para nutrir bem o corpo é a melhor forma de combater o mal estar e doenças. Uma forma de se alimentar bem é procurar alimentos antioxidantes e desintoxicantes que fazem bem para o organismo. 

“A principal função dos alimentos funcionais é desintoxicar o organismo, tirar as impurezas que ao longo dos anos acumulamos, pois com o padrão de vida atual, estamos constantemente expostos as substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo. Como há muitos alimentos industrializados, o fígado não dá conta de limpar o organismo sozinho. E os alimentos funcionais ajudam a fazer essa faxina interna, melhorando o metabolismo, a imunidade, o funcionamento do intestino e, consequentemente a perda de peso” explicou a nutricionista Talita Nascimento.

Procure um especialista para criar um dieta personalizada

A nutricionista indica que devem ser incluidos no cardápio, alimentos funcionais, chás, sucos funcionais e desintoxicantes, peixes ricos em ômega-3, alimentos livres de agrotóxicos. “É preciso adiquir a alimentação é a mais natural e saudável possível, quando falo de reeducação alimentar, falo de uma conscientização de acertos e erros alimentares, para entender os nutrientes que não podem faltar ao nosso organismo, e ao mesmo tempo adquirir o hábito de comer de tudo, mas de forma saudável, sempre aliada a uma atividade física. Sempre é bom ressaltar a importância de procurar acompanhamento de um profissional em Nutrição” disse.

Mals hábitos alimentares causam dor de cabeça, cansaço e stress. “Existem pacientes que por está com o corpo intoxicado sentem fortes dores de cabeça, que é super normal na fase de desintoxicação. Com uma dieta, eles começam um novo hábito e em cerca de poucos dias já começam a sentir a diferença” explicou.

A nutricionista indica que devem ser incluidos no cardápio, alimentos funcionais, chás, sucos funcionais e desintoxicantes, peixes ricos em ômega-3, alimentos livres de agrotóxicos. “É preciso adiquir a alimentação é a mais natural e saudável possível” explicou.

Alimentos funcionais estão relacionados à prevenção de doenças

Conheça alguns alimentos funcionais

Probióticos

Adicionados a iogurtes e leites fermentados, esses micro-organismos chegam vivos ao intestino, onde se reproduzem. O intestino trabalha como um reloginho. Mas os probióticos vão além: fazem um bem danado ao sistema imunológico, porque eles impedem que bactérias e outros organismos nocivos se reproduzam e comprometam a saúde. 

Linhaça

A linhaça reúne minerais (ela possui mais potássio que a banana!), proteínas e vitaminas, inclusive a E, que combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Tem fibras, turbina a saúde cardíaca e também é rica em ômega 3.

Aveia

Cuida do coração, combate o envelhecimento precoce e turbina o corpo com minerais e vitaminas. Ela possui um tipo de fibra solúvel chamado betaglucana, que reduz a absorção do açúcar.

Chá verde

O chá verde, que é produzido da Camellia sinensis, contém catequinas, antioxidantes que combatem os radicais livres. Ele também protege contra Alzheimer e demência. Associado à cafeína presente no chá, ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui para a perda de peso. 

Peixes

O principal “ingrediente” dos peixes, o ômega 3 melhoram da gordura do sangue, têm ação antioxidante e melhoram o funcionamento do sistema imunológico. O maior benefício mesmo é para a saúde do coração. É que eles ajudam a reduzir os níveis de triglicérides e as placas de gordura nas veias e artérias, que são responsáveis por causar doenças. 

Comer para nutrir bem o corpo é a melhor forma de combater o mal estar



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda