Especialistas da USP participam de evento online gratuito – divirta-se

0
16

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

 (Imagem ilustrativa: arquivo/ Pixabay)

 

Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizadosaté sexta-feira (2). As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

29 de setembro terça-feira

O uso de escaneamento laser em 3d para documentação de patrimônio. Estudos de caso: FAUUSP e o Museu Paulista

Organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, o evento vai tratar do escaneamento laser em 3d para documentação de patrimônio com a arquiteta Renata Campiotto, pesquisadora que analisa os procedimentos de documentação, levantamento e diagnóstico do patrimônio edificado, tomando por objeto de estudos o Museu Paulista. O evento pode ser acompanhado neste link.

Another crossroads? Management education role in reshaping a post-crisis world

Às 10 horas, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão promovem o debate sobre a educação para gestão responsável pode ajudar no contexto pós-crise da covid-19. Os conferencistas vão abordar o papel das escolas de negócios dentro do contexto da Agenda 2030, que deve passar por um grande abalo em um futuro próximo em virtude dos reflexos da pandemia de covid-19 e cujo prazo para ser cumprida se esgota em apenas dez anos. Participam Danica Purg, do IEDC-Bled School of Management; Lara Liboni, da FEARP USP; Nikodemus Solitander, da Hanken School of Economics; e Ivan Jovetic, da UDG-Faculty for International Economy, Finance and Business. Faça a inscrição aqui e companhe a transmissão neste link.

Poesia Rimada Popular Brasileira: Conversa com Antônio Nóbrega

A partir das 14h30, o evento on-line promovido pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP vai mostrar a rica gama de modelos de estrofes e rimas criados por poetas populares, especialmente o da região sertaneja do nordeste brasileiro com o palestrante Antônio Nóbrega, do Instituto Brincante e pesquisador desse gênero literário popular brasileiro. Também participam Marcela de Queiroz Bertelli, da Lira Cultura, e Raquel Martins de Assis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A transmissão poderá ser acompanhada neste link.

Aula do curso de Difusão em Cirurgia Craniofacial Expansão tecidual em cirurgia plástica

Às 19 horas, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, com apoio da Smile Train, promove uma do Curso de Difusão em Cirurgia Craniofacial, na modalidade a distância, com transmissão on-line. O objetivo do curso é permitir a todos os interessados uma atualização dos principais temas da cirurgia craniofacial com expoentes internacionais. Neste dia, a aula será ministrada por Alexander Margulis, responsável pela Unidade de Cirurgia Plástica Pediátrica e Craniofacial do Hadassah Medical Center, em Jerusalém, Israel. Os interessados podem assistir a aula e preencher a presença on-line, para receber certificado de participação. A transmissão será neste link.

30 de setembro quarta-feira

A produção escrita de Giancarlo De Carlo na revista Spazio e Società e a proximidade com o pensamento de Henri Lefebvre

A partir das 9 horas, a série FAU ENCONTROS virtual terá como convidados Isabella Daidone, arquiteta e doutora na Università di Palermo; Hugo Segawa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP; e Carlos Roberto Monteiro de Andrade, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos. O evento pode ser acompanhado neste link.

XII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

Às 9h30, o canal da Faculdade de Saúde Pública no YouTube transmite neste link mais uma edição do Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública que irá discutir a questão da interação dos morcegos com o meio ambiente e as formas de controle e prevenção de doenças transmitidas por esse animal. A primeira palestra irá tratar do controle da raiva e dificuldades encontradas com João José Ferrari, médico veterinário da Diretoria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Jacareí, e a segunda terá o tema Biologia e ecologia de morcegos hematófagos e a importância dos javalis na sua dieta com Wilson Uieda, do Departamento de Zoologia da UNESP Botucatu.

A língua portuguesa em Macau em tempos de plurilinguismo

A partir das 10 horas, o Projeto de Extensão Ciclo Internacional de Diálogos: Cultura e Identidade da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) apresenta um evento on-line com participação de Roberval Teixeira e Silva, da Universidade de Macau e da cadeira de Políticas Linguísticas para o Multilinguismo da Unesco. Para participar e receber o link de transmissão, é preciso fazer inscrição neste link.

Planos e projetos para o Centro Histórico de Salvador

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, promove às 11h15 mais um evento on-line da série FAU Encontros, com a convidada Márcia SantAnna, arquiteta e professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A transmissão será pelo canal da FAU no Youtube, neste link.

Parceria ICB USP e IBCCF UFRJ: Alianças no passado e encontros de futuro

A partir das 14 horas, um evento on-line vai celebrar a cooperação acadêmica entre o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As entidades atuam em áreas de mútuo interesse e vão destacar projetos de pesquisa envolvendo o intercâmbio de docentes, equipe técnico-administrativa e estudantes, assim como a organização de cursos, disciplinas e eventos científicos e culturais. O evento contará com a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan, além dos professores Denise P. de Carvalho, Bruno L. Diaz, Luiz Carlos de Souza Ferreira, Marcello A. Barcinski e Erney F. P. de Carvalho. Para acompanhar, basta acessar a página do IBCCF no Youtube, neste link.

RCGI in Review 5 years of gas innovation

Das 15 às 18 horas, evento on-line que também acontece no dia 1 de outubro, vai fazer um balanço das principais conquistas do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), centro de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Shell que desenvolve estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogénio, gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2. Durante o evento, as apresentações vão destacar os avanços de projetos de pesquisa. Depois, será feita uma discussão sobre as dificuldades enfrentadas e os desafios futuros. O evento será em inglês, transmitido pelo Youtube neste link, com interação por chat. Veja aqui a programação.

Barreiras e desafios para o acesso ao aborto previsto em lei no Brasil

Webinar que tem início às 17 horas, fará uma retrospectiva dos 80 anos da história do aborto previsto em lei no Brasil e celebra o movimento do Dia de Ação Global pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro, comemorado mundialmente no dia 28 de setembro. Trata-se de um evento afirmativo em defesa dos Direitos Reprodutivos e dos Direitos Sexuais de mulheres de todas as classes sociais, idades, raça, cor e religiões do País. O evento é realizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP em parceria com a Rede Médica pelo Direito de Decidir (Global Doctors for Choice Brasil). A transmissão será pelo canal da FSP no YouTube, neste link.

ECA Debate A pandemia tem rosto de mulher

Às 17 horas, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP vai transmitir um live para debater o lugar dos cuidados, da infância e da violência na vida das mulheres brasileiras no contexto da pandemia do novo coronavírus. O evento terá a participação da professora Cláudia Lago, da ECA, além das lideranças feministas Schuma Schumaher, pedagoga e coordenadora executiva da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), e Edneia Gonçalves, socióloga e diretora executiva adjunta da Ação Educativa, organização de direitos humanos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude. A série ECA Debate burca refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade, que extrapolam a saúde, e atingem as relações sociais, a cultura, as artes, a economia e a política. A transmissão será o Canal da ECA no Youtube, neste link.

Medicina baseada em evidência: a aplicação do conhecimento científico à prática clínica

A partir das 19 horas, a Liga de Clínica Médica e Semiologia do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) promove sua Aula Magna com o tema da prática clínica baseada em evidências. O palestrante convidado é o professor doutor Itamar de Souza Santos, professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Para se inscrever no evento é necessário acessar o formulário on-line, neste link.

1 de outubro quinta-feira

História e Natureza: I Encontro Argentina-Brasil sobre estudos do século XVIII

A partir das 9 horas, tem início uma série de encontros on-line que ocorrem nos dias 1 , 8 , 15 , 22 , 29 de outubro com pesquisadores do Brasil e da Argentina que abordam o tema História e Natureza e os estudos na área de filosofia moderna realizadas nos dois países. O evento é promovido pelo Departamento de Filosofia da USP, pela Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII, além da Asociación Argentina de Estudios del Siglo XVIII, Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) e Siglo Dieciocho (AAES18). Para participar e receber o link da transmissão que será realizada pelo Google Meet, basta fazer inscrição neste link.

A Divulgação Científica sob a Luz da Sociologia da Ciência: o Jogo Social no Laboratório CERN

Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, um evento on-line a partir das 11 horas vai debater a divulgação científica como importante meio de diálogo com a sociedade em tempos obscuros para a política científica nacional e que se mostra uma forma de cientistas se aproximarem de um público ainda pouco afeito ao conhecimento científico. A palestrante será Graciella Watanabe da Universidade Federal do ABC (UFABC), com moderação de Gildo Magalhães dos Santos Filho, do IEA. A transmissão será pela página do IEA neste link.

8º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa

Com abertura às 13h45, o 8º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa será no formato on-line e abordará temas como acesso pós-estudo aos melhores métodos terapêuticos, diagnósticos ou profiláticos, criação de bancos de dentes humanos, especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o SUS (Resolução CNS 580/2018), pesquisas on-line e elaboração dos termos de consentimento ou assentimento livre e esclarecido virtuais (TCLE/TALE), acreditação dos CEPs, além de momentos para perguntas dos participantes. Promovido pelos Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEPs) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho). As atividades acontecem no dia 1 e 2 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site do HRAC até o dia 30 de setembro, neste link.

ONHEMONGU`E. Arte entre Aldeia, Periferia e Museu

Às 16 horas, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP transmite a Quinta Ameríndia, uma conversa entre o artista visual urbano Xadalu Tupã Jekupé, e André Venzon, curador e diretor do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Acompanhe pelo canal da FAU no Youtube, neste link.

2 de outubro sexta-feira

O que é um olhar? considerações a partir da filosofia e da psicanálise

Com inscrições abertas até às 18 horas do dia 30 de setembro (neste link), o curso de difusão do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vai oferecer uma introdução à problemática do olhar, a partir da fenomenologia e da psicanálise. O evento ocorrerá todas às sextas, de 2 a 30 de outubro, das 10 às 12 horas, com apresentação de Paula Cristina Galhardo Cepi e coordenação de Vladimir Pinheiro Safatle, ambos da FFLCH.

Formados na FMUSP: ingresso na Residência e inserção no mercado de trabalho

A partir das 11 horas, a Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina (FM) da USP promove mais um evento do 2o. Ciclo de Palestras On-line com participação de Mário Scheffer, professor do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, e do grupo da pesquisa do Estudo Longitudinal de Médicos Formados na FMUSP. Para acompanhar a transmissão, é preciso acessar o link bluejeans.com/140619740. No primeiro acesso, a plataforma bluejeans instala um plugin para acesso e cria na área de trabalho um atalho.

II Vídeojornada da Operação Primatas: Desafios para a Conservação de Primatas Amazônicos

Com transmissão a partir das 14 horas, o evento on-line do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (ICMBio/CPB) e com a Operação Primatas (ICMBio MMA) vai tratar da iniciativa interinstitucional que se propõe a catalizar a implementação dos Planos de Ação Nacionais para a conservação das espécies ameaçadas, coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiverside (ICMBio). O evento terá transmissão pela página do IEA neste link.

Pandemia e Crise do Capitalismo

Às 17 horas, o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vai promover mais um seminário do ciclo Pandemia e a Crise do Capitalismo. O debate será realizado entre Faride Zerán, professora da Universidade do Chile e prêmio nacional de jornalismo, e Pedro Loureiro, professor de estudos latino-americanos na Universidade de Cambridge. A mediação será de Ruy Braga, professor de Sociologia da USP e vice-coordenador do Cenedic. A transmissão pode ser acompanhada neste link.

Informações: Jornal da USP



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda