EUA quer alerta claro em relação a riscos de implante de silicone

0
10

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A Food and Drug Administration (FDA) – agência de governo norte-americana responsável pela regulação do setor de alimentos e medicamentos – quer que os fabricantes de implantes de silicone sejam mais claros em relação aos riscos envolvidos na utilização desse tipo de produto.

Na semana passada, o órgão divulgou em um guia orientações básicas que deverão ser repassadas pelas empresas do setor aos consumidores durante a venda dos produtos.

A FDA pretende que os fabricantes incluam na embalagem das próteses um quadro sobre os riscos de implantes e a descrição de como a paciente deve acompanhar sua saúde depois de utilizá-los. De acordo com o órgão, entre as informações que precisam estar mais claras às mulheres, estão os sintomas que podem indicar a ruptura da prótese e os exames periódicos necessários pós-cirurgia.

De acordo com site da FDA, o objetivo é garantir que as mulheres tenham acesso a informações seguras que as permitam tomar decisões a respeito da própria saúde. A recomendação do órgão está relacionada a evidências que associaram a ocorrência de um câncer raro – o linfoma anaplásico de grandes células (ALCL) – a implantes de silicone.

No fim de julho, a agência de saúde americana chegou a proibir a comercialização de alguns artigos do fabricante Allergan depois de uma revisão de casos associá-los ao ALCL. A situação ganhou repercussão mundial porque o fabricante decidiu tirar o produto do mercado e fazer um recall com pacientes que usaram a marca.

Segurança dos implantes
No geral, há dois problemas possíveis em relação aos implantes de silicone: a contratura e a ruptura da prótese.

A contratura é o endurecimento da cápsula formada naturalmente pelo corpo ao redor da prótese. É como se fosse uma película que, se apresentar algum enrijecimento, pode levar a deformidades visuais ou no toque. Já a ruptura acontece quando há vazamento de silicone para fora da prótese.

Caso as pacientes sentirem inchaço na mama, dor ou vermelhidão, devem procurar um médico. Outro ponto para atenção seria a presença de linfonodos (caroços) nas axilas.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda