Evento nacional do Sesc chega a Santa Catarina valorizado mulheres na música

0
7

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O maior projeto de circulação musical no país desembarca em Santa Catarina, com quatro grupos que têm percorrido todo o país. Em sua 22ª edição, a iniciativa traz o tema “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira”. Os circuitos serão divididos em: Líricas Modernas, Líricas Negras, Líricas Transcendentes e Líricas Históricas. Em formato de mostras musicais, o projeto circula por oito cidades catarinenses, de 16 a 29 de novembro.

A programação acontece em Concórdia (16 a 19), Lages (18 a 21), Vidal Ramos (20 a 23), Rio do Sul (21 a 24), Laguna (22 a 25), Florianópolis (23 a 26), Itajaí (25 a 28), e Joinville (26 a 29/) e cada município recebe quatro atrações – uma por dia.

Entre as artistas participantes estão Badi Assad, violonista, cantora e percussionista, conhecida por um estilo marcado pela versatilidade de linguagens – vocal, instrumental, cênica e corporal e Cátia de França, cantora, compositora e multi-instrumentista, cujas composições já foram gravadas por grandes nomes da MPB, como Elba Ramalho, Amelinha e Xangai.

A programação ainda conta com a participação de Gabriela Geluda, soprano, mestra em música antiga pela Guildhall School of Music and Drama – Londres; e Rosa Reis, cantora maranhense, que apresenta a música da tradição popular caminhando pelos palcos, dialogando entre os ritmos dos terreiros e das festas populares.

O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo trazer ao público expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário da cultura musical. Atuando no âmbito da formação de plateias, apresenta programações inéditas, elaboradas especialmente para seus circuitos, contribuindo para a ampliação da experiência de cultura musical das clientelas ao possibilitar o contato com segmentos pouco difundidos da produção musical.

A presença da mulher na música brasileira é o tema do evento

(Foto: )

Mais de 20 anos de projeto

Desde sua criação em 1998, o Sonora Brasil chega à sua 22ª edição com números que justificam o título de maior projeto de circulação musical do país. Promovido pelo Sesc, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras.

Entenda os temas do projeto

Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira: por meio de uma abordagem cronológica, as Líricas Históricas apresentarão repertório com a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira. O grupo é formado por Gabriela Geluda, Anastácia Rodrigues, Priscilla Ermel e Vanja Ferreira.

Líricas Modernas: abordarão repertórios da atualidade, com estética próxima da música popular, valorizando a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz. O grupo é formado por Lucina, Badi Assad e Regina Machado.

Líricas Negras: apresentará repertório ligado às tradições afro religiosas e obras que remetam aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. O grupo é formado por Geórgia Câmara, Negravat, Rosa Reis e Vanessa Melo.

Líricas Transcendentes: apresenta repertório relacionado às tradições musicais do meio rural, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades. O grupo é formado por Déa Trancoso, Ceumar e Cátia de França.

Oficinas debatem temáticas

Em Lages, o Sesc realiza oficinas do Sonora Brasil, de 18 a 21/11, sempre às 14h, com inscrições antecipadas na central de Relacionamento com Clientes do Sesc Lages. A programação detalhada pode ser consultada no site do Sesc.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda