Fez uma tattoo? Veja 6 alimentos para não comer nos próximos dias

0
86

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Uma das principais dúvidas depois de fazer uma tatuagem é o que comer para otimizar o processo de cicatrização e garantir um desenho perfeito por mais tempo. Os primeiros dias após o procedimento são essenciais: algumas comidas podem desencadear inflamações e irritações na pele. Por isso, é importante saber escolher o que colocar no prato.

A dica é evitar os alimentos chamados de remosos. Entram nesta categoria as opções ricas em gorduras hidrogenadas, óleos refinados, açúcares e sal. Confira alguns exemplos:

  1. Refrigerantes e sucos prontos;
  2. Frituras, como batata frita, pastel e outros salgados, fast food;
  3. Carne de porco e carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, bacon, mortadela e salame;
  4. Doces, biscoitos recheados, bolos, massas prontas para bolos, chocolates, barras de cereal;
  5. Macarrão instantâneo, caldo de carne em cubo, comida pronta congelada, sorvetes;
  6. Bebidas alcoólicas.

O consumo excessivo desses alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele, podendo também levar a outros problemas de saúde como dores de cabeça, colesterol elevado e diabetes. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar e não sejam consumidos pelo menos por uma semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem.

As recomendações devem ser seguidas, uma vez que o processo de realização de uma tatuagem é caracterizado por pequenas lesões múltiplas na pele e, caso não se tenha cuidado, podem resultar em um processo inflamatório muito grave.

O que comer para acelerar a cicatrização

Em contrapartida, para acelerar o processo de cura da pele, deve-se consumir alimentos ricos em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, como o ômega-3. Algumas boas opções são: tomate, frutas vermelhas, frutas cítricas, como laranja e acerola, e ervas como alho, cebola e açafrão.

Já os alimentos anti-inflamatórios também entram em um cardápio saudável e ideal para os dias depois do procedimento. A dica é escolher aqueles ricos em gorduras boas como castanhas, abacate, salmão, atum, sardinha, azeite, amendoim, linhaça, chia e gergelim. Além disso, tomar até duas xícaras de chás anti-inflamatórios por dia também vai ajudar na cicatrização. As melhores são as bebidas feitas de ervas como camomila, gengibre e alecrim.

Cuidados com a tatuagem

Além de cuidar da alimentação para garantir a renovação adequada da pele, também é necessário tomar outros cuidados como lavar o local com sabonete antisséptico por pelo menos duas semanas, evitar tomar sol e não entrar no mar ou na piscina por pelo menos dois meses. Caso as orientações não sejam seguidas, a região da pele poderá ficar irritada e inflamada.

Por fim, deve-se procurar um local confiável para fazer a tatuagem, que tenha permissão de atuação. O material utilizado durante o procedimento deve ser totalmente esterilizado para evitar a transmissão de doenças.

Com informações do portal Tua Saúde



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda