Fibrose na Cirurgia Plástica: O que é?

0
8

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A fibrose é uma cicatriz interna que se forma através da formação de tecido conjuntivo após uma cirurgia plástica. Ela pode ocorrer em locais como os pequenos orifícios de entrada das cânulas de lipoaspiração até nas grandes cirurgias de abdominoplastia.

A fibrose faz parte do processo de cicatrização e normalmente não causa problemas, uma vez que com os meses ela tende a desaparecer. Contudo, algumas vezes pode ocorrer uma fibrose excessiva, que pode causar dor e deformidade na região operada.  Algumas vezes ela pode se manifestar através de nódulos endurecidos.

A fibrose não é totalmente evitável, mas algumas medidas podem ajudar a diminuir a sua intensidade:

  • A realização de uma técnica cirúrgica correta para diminuir o trauma aos tecidos é fundamental, por isto escolha um cirurgião plástico qualificado, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e devidamente inscrito no Conselho de Medicina (CRM) do seu estado.
  • Dependendo do tipo de cirurgia, o acompanhamento com um fisioterapeuta no pós-operatório é essencial. A terapia manual (uso das mãos com movimentos específicos) pode ser muito útil.
  • Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico, não esqueça de comparecer as consultas de revisão na data e hora marcada e se tiver dúvidas ou perceber alterações no local operado contate imediatamente seu cirurgião!
  • Faça uso da cinta modeladora por um período médio de quatro semanas quando indicada. A cinta comprime a área operada e auxilia na prevenção de fibrose excessiva.

Uma das cirurgias em que mais ocorre fibrose é a lipoaspiração. Na lipoaspiração, como ocorre um grande trauma interno nos tecidos abaixo da pele, é comum ocorrer fibrose. O acompanhamento com um fisioterapeuta no pós-operatório precoce é indicado em todos os casos.  O fisioterapeuta aplica técnicas como drenagem linfática, ultrassom, laser, entre outras.

A terapia manual (uso das mãos com movimentos específicos) é o tratamento mais recomendado. Pode-se iniciar o tratamento com sessões de terapia manual e drenagem no dia seguinte ao procedimento cirúrgico. A terapia manual e a drenagem auxiliam minimizando lesões, melhorando o processo de cicatrização, e com isso, evitando ou tratando fibroses excessivas.

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255(51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda