Fotos antigas da cidade de São Vicente

0
16

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Mais um capítulo da série ‘A Baixada Santista no passado’, com curiosidades e fotos antigas das nove cidades da região.

Um mergulho no túnel do tempo da Baixada Santista. Neste capítulo, um breve resumo histórico acompanhado de fotos antigas de São Vicente.


Acompanhe nossas redes sociais para saber quando todos episódios da série estarão no ar! @revistanove


Simplesmente a primeira vila brasileira, São Vicente é a segunda cidade mais populosa do litoral paulista, atrás apenas de Santos.

A ‘Vila’ foi fundada por Martim Afonso de Sousa em 22 de janeiro de 1532. Mas bem antes disso, os índios Tupis – originários da Amazônia – conquistaram a região, por volta do ano 1000.

Veja também: Fotos antigas de Praia Grande – A Baixada Santista no passado 

Depois da instalação dos símbolos do poder por Martim, a atividade econômica da vila começou a tomar um novo rumo com a cana-de-açúcar e os engenhos para a sua manufatura. A pecuária e a agricultura começam a ganhar força posteriormente na cidade.

Em 1542, um desastre natural destruiu as ruas próximas a praia, as casas, a cadeia, os estaleiros, a igreja Matriz e o pelourinho – o mar agitado engoliu a tão recente vila. Tudo teve que ser reconstruído um pouco mais afastado da praia.

Veja também: Fotos antigas de Santos – A Baixada Santista no passado 

Anos depois, uma tormenta de índios e piratas assustava os moradores de São Vicente, diversas vezes. Haviam queimadas e destruição de plantações por parte dos índios tamoio em uma postura de revolta. Já os piratas invadiam a cidade para atacar  e saquear alimentos e bens.

Mas a primeira cidade do Brasil superou tudo isso e aos poucos as coisas foram voltando ao lugar…

Séculos depois, a cidade foi se desenvolvendo aos poucos e hoje é referência em pontos turísticos, cultura e marcos arquitetônicos, dos quais possuem grande valor histórico.

E as imagens da evolução de São Vicente dizem por si só…

Crédito das fotos: Novo Milênio

Confira algumas fotos antigas de São Vicente ao longo das décadas:



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda