Fotos antigas da cidade do Guarujá

0
14

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Um mergulho no túnel do tempo da Baixada Santista. Neste capítulo, um breve resumo histórico acompanhado de fotos antigas do Guarujá.


Acompanhe nossas redes sociais para saber quando os episódios da série estarão no ar! @revistanove


Guarujá foi fundada em 2 de setembro de 1893 e é a terceira cidade mais populosa do litoral paulista, com cerca de 320 mil habitantes, atrás apenas de Santos e São Vicente. O nome “Guarujá” é derivado do termo tupi ‘agûarausá’, designando uma espécie de caranguejo.

Em 1502, alguns colonos portugueses começavam a chegar aos poucos na ilha, onde sobreviviam de pesca e agricultura de subsistência.

Décadas depois, em uma tentativa falha de desenvolvimento da capitania de Santo Amaro – concedida por Martim Afonso de Sousa e seu irmão – foram construídos os fortes de São João e São Filipe, destinados a proteger o porto de Santos. Foi a partir daí que ações de ocupação de território foram concretizadas de fato.

Os séculos foram se passando e, até então, a pantanosa e acidentada ilha possuía apenas pequenos sítios onde moravam colonos pontuais e também onde escravos contrabandeados da África ficavam escondidos.

Porém, a partir do século 19, o turismo se desenvolvia cada vez mais junto a economia de São Paulo, e foi então que um acesso rodoviário entre o Planalto e o litoral paulista era criado, criando um grande interesse pela ilha de Santo Amaro.

Veja também:

Fotos antigas de Praia Grande 
Fotos antigas de Santos
Fotos antigas de São Vicente

Ao passar das décadas, a cidade do Guarujá ficou conhecida como a “Pérola do Atlântico”, devido às suas belas praias e belezas naturais. Na alta temporada, é muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros, graças a sua paisagem deslumbrante, as festas badaladas, suas 27 praias e também as trilhas de ecoturismo. Outra atração local é a pesca artesanal, que pode ser praticada em diversas praias do município ao longo de sua orla.

E ao desbravar as serras – como a do Guararu, por exemplo – também se encontram importantes sítios arqueológicos, nascentes de rios, uma rica biodiversidade e espécies variadas de animais característicos da Mata Atlântica.

Crédito das fotos: Novo Milênio

Confira algumas fotos antigas da cidade do Guarujá ao longo das décadas:



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda