Fundação Pierre Chalita confirma que desabamento afetou telas e peças do mobiliário; acervo vai ser transferido | Alagoas

    0
    74

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A Fundação Pierre Chalita confirmou nesta terça-feira (3) que o desabamento de parte do teto do museu, localizado na Praça dos Martírios, no centro de Maceió, afetou telas e peças do mobiliário. Por causa do acidente, o acervo museológico vai ser transferido para o Armazém Pierre Chalita, em Jaraguá. As causas do desabamento ainda são investigadas.

    De acordo com a fundação, desabou cerca de 50% do telhado. Os trabalhos no local tiveram como primeiro objetivo evitar danos à integridade física de funcionários, visitantes e pessoas que passam pela região e foram executados desde os primeiros momentos por funcionários e técnicos mobilizados pela instituição.

    Depois que os riscos de novos acidentes foram afastados e a maior parte dos entulhos foi recolhida, as obras de arte foram retiradas pouco a pouco. Os trabalhos foram concentrados primeiro no terceiro piso e depois nos demais pavimentos do museu.

    Depois da retirada de todas as peças do palacete na Praça dos Martírios para o Armazém Pierre Chalita, elas serão revisadas e as danificadas, devidamente restauradas.

    No comunicado enviado à imprensa nesta tarde, a Fundação Pierre Chalita solicita parcerias e apoios à União, ao Governo do Estado de Alagoas e à Prefeitura de Maceió, assim como à iniciativa privada para que o projeto tenha sucesso.

    A Fundação Pierre Chalita informou também, que em meio à dor pelos prejuízos sofridos, confirma o compromisso de servir à cultura e à educação no Estado de Alagoas, mantendo-se fiel aos objetivos e metas definidos por seu fundador, o artista plástico, colecionador e arquiteto Pierre Gabriel Najm Chalita. E disse que as portas da instituição seguem abertas para todos que apreciam arte, cultura e história.

    Parte do teto do museu Pierre Chalita desabou no centro de Maceió — Foto: Rafael Cassiano/Arquivo pessoal

    Parte do teto do museu Pierre Chalita desabou no centro de Maceió — Foto: Rafael Cassiano/Arquivo pessoal

    Museu no centro de Maceió, AL, possui acervo de mais de 2 mil obras — Foto: Carolina Sanches/G1Museu no centro de Maceió, AL, possui acervo de mais de 2 mil obras — Foto: Carolina Sanches/G1

    Museu no centro de Maceió, AL, possui acervo de mais de 2 mil obras — Foto: Carolina Sanches/G1



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda