Maior exposição nas redes sociais por conta da quarentena aumenta a procura pela rinoplastia

0
2

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.
Ana Claudia Roxo (Foto: Divulgação)

A cirurgiã plástica carioca Ana Claudia Roxo, especializada em rinoplastia, tem notado em seu consultório um aumento significativo da procura pela cirurgia de nariz. Segundo a médica, essa busca se deve ao fato das pessoas ficarem mais tempo nas redes sociais por conta da pandemia do Covid-19. As constantes lives e reuniões online pelos aplicativos, permitem um olhar mais detalhado para si, favorecendo com isso uma análise mais criteriosa do que não lhe satisfaz fisicamente.

Ana Claudia Roxo falou sobre esse fenômeno e também deu dicas sobre a rinoplastia, uma cirurgia que além de corrigir a parte estética, melhora eventuais problemas funcionais. A médica é professora do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, onde atua como preceptora dos médicos residentes. 

Dra Ana Claudia Roxo, hoje o maior interesse na rinoplastia é estético? 

“Sempre há o interesse estético quando me procuram para a rinoplastia. Mas um número considerável de pacientes reclamam também de problemas funcionais, causados por alterações anatômicas que provocam desconforto estético. Antes de tratar a parte estética na cirurgia plástica, é preciso tratar das queixas funcionais para um resultado plenamente satisfatório.” 

Você vem notando um aumento na busca da rinoplastia? 

“Sim. Desde que começou a flexibilização da quarentena, e fomos liberados a voltar às consultas presenciais e as teleconsultas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, aumentou muito o número de pessoas que querem fazer rinoplastia.” 

Leia mais: Dr. Stefano conversa sobre motivação e superação

A que você atribui esse fenômeno? 

“Durante esses meses que as pessoas ficaram em casa trabalhando em homeoffice e também navegando nas redes sociais seja fazendo selfies ou lives, elas tiveram mais tempo de se olhar e perceber. E a rinoplastia é uma maneira de corrigir esses defeitinhos que a incomodam.” 

Você acredita que a rinoplastia pode contribuir para a simetria facial? 

“Existem muitas causas que provocam a assimetria facial. Mas uma delas é a disfunção respiratória por desvio de septo. A disfunção respiratório acaba sendo a causa do problema nesses casos e a correção cirúrgica ajuda na melhora do problema. Mas a assimetria facial pode ter outras causas.” 

De que forma o desvio de septo influencia a assimetria? 

“Quando o septo nasal está desviado, um lado da face se desenvolve melhor que o outro lado por conta da aeração dos seios da face. Então ocorre uma assimetria no desenvolvimento do terço médio da face.” 

Você acredita que a rinoplastia aumenta a autoconfiança? 

“Sim, claro! Muitas pacientes contam que a rinoplastia melhorou muito a autoestima delas e mudou a vida no que diz respeito ao seu próprio posicionamento na sociedade. Elas garantem que se sentem mais seguras e confiantes depois da cirurgia. O nariz é um órgão no meio do rosto e muito importante para a autoconfiança do paciente.” 

Como é feita a avaliação antes do procedimento? 

“É preciso que o paciente procure um cirurgião especializado em rinoplastia e faça uma consulta pré-operatória. Nessa consulta serão avaliadas as queixas estéticas e possíveis queixas funcionais (que às vezes o próprio paciente não nota que tem). Alinhamos expectativas com o uso da simulação. Depois o paciente realiza exames pré-operatórios e retorna a mais uma consulta antes da cirurgia.” 

A partir de que idade é possível realizar a rinoplastia? 

“A partir dos 15 ou 16 anos e mesmo assim ainda é necessária a realização de exames específicos.” 

Como é o pós-operatório da rinoplastia? 

“O pós-operatório é tranquilo mas exige cuidados. É preciso lavar bem o nariz, manter a limpeza local e evitar esforços por pelos menos 15 dias além do uso de medicação específica. O retorno ao trabalho pode se dar em sete dias.” 

O que você aconselharia a quem pensa em fazer uma rinoplastia? 

A cirurgia realmente vale a pena, mas o alinhamento de expectativas no pré-operatório é a chave do sucesso do procedimento. Por isso vale a pena uma conversa bem franca com seu cirurgião antes do procedimento”.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda