Mais de 4 mil novos focos de incêndio foram registrados nos últimos 7 dias em MT, segundo ICV | Mato Grosso

    0
    17

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Segundo dados do Instituto Centro Vida (ICV), 4.409 novos focos de calor foram registrados em Mato Grosso, nos últimos sete dias. Duas vezes mais registros que na semana anterior. Além disso, o índice de queimadas registrado deste o início do ano até 11 de setembro é 20% maior que o total de focos do ano passado.

    Ainda segundo o levantamento, o estado registra, em média, 630 novos focos de calor, por dia. Diante das atuais condições climáticas, o Instituto estima que número de focos chegue a 35 mil ocorrências.

    As ocorrências em terras indígenas respondem por 22% do total no período proibitivo e a proporção está aumentando em relação ao total registrado no estado.

    De janeiro a setembro foram mais de 4 mil focos, um aumento de 52% em relação ao mesmo período no ano passado. As terras indígenas do povo Xavante são as mais afetadas no acumulado deste ano.

    Areões, Pimentel Barbosa e Parabubure são as áreas mais afetadas. De acordo com as lideranças Xavantes, a maior parte dos focos começa fora dos limites das terras indígenas.

    Terras indígenas mais afetadas por incêndios

    De janeiro a setembro de 2019

    Fonte: ICV

    O Parque Estadual do Araguaia é a região mais afetada, seguido pelo Parque Estadual Santa Bárbara. O menos afetado é Chapada dos Guimarães. Entretanto, a estimativa é que o fogo já tenha consumido 5 mil hectares de vegetação, no local. Por essa razão, vários pontos turísticos do parque foram fechados.

    Parque estaduais com mais ocorrência de incêndios

    De janeiro a setembro de 2019

    Fonte: ICV



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda