O que contratura capsular? J ouviu falar?

(foto: Franio/Pixabay )

Aumentar os seios atravs da prtese de silicone o desejo de muitas mulheres. Contudo, destacar os benefcios da cirurgia muito importante, mas preciso informar os riscos tambm, como por exemplo, a contratura capsular.

Aps a realizao de uma mamoplastia de aumento, o corpo reconhece os implantes mamrios como um corpo estranho. Desta forma, inicia-se um processo natural de defesa e o sistema imunolgico desenvolvendo uma cicatriz interna na forma de vrias camadas sobre a prtese. Este processo de cicatrizao algo natural e desenvolve-se at o organismo “aceitar” o corpo estranho que foi colocado.

Em alguns casos, esta reao do corpo poder ser mais intensa, criando-se uma camada de cicatrizao anormal em volta dos implantes mamrios, trazendo desconforto,ou mesmo dor. E h a possibilidade tambm disso comprometer os resultados, vale ressaltar.

Tal reao pode causar dor e rigidez na mama podendo tambm acontecer distoro e assimetria. A contratura capsular uma das complicaes mais comuns associadas mamoplastia de aumento e pode implicar uma cirurgia de reviso. No entanto, estudos comprovam que a incidncia de contratura capsular reduziu drasticamente sendo atualmente inferior a 5%. Essa reduo est relacionada com o desenvolvimento de implantes mamrios com gel de silicone altamente coesivos e com superfcies texturizadas ou de poliuretano.

O desenvolvimento de fibrose um processo natural de defesa do organismo e ocorre aps qualquer cirurgia. No entanto, a contratura capsular pode estar relacionada com a qualidade do material. Isso e o revestimento do implante mamrio so fatores determinantes no desenvolvimento de contratura capsular pelo que dever ter conhecimento tanto da marca como do tipo de implantes que ser utilizado na sua cirurgia.

Existem ainda outros fatores que podem estar relacionados com o desenvolvimento de uma contratura capsular tais como:

Presena de infeces;

Complicaes ps-operatrias como, por exemplo, hematomas;

Traumas cirrgicos intensos;

Rompimento do implante com extravasamento da substncia para tecidos prximos;

Radioterapia em caso de reconstruo mamria aps o cncer e mastectomia.

Na maioria dos casos, bem sutil esse tipo de complicao, pois a fibrose ocorre em alguns graus e somente quando j est avanado que apresenta modificao, ruptura da prtese e dores intensas no paciente.

O diagnstico realizado atravs da observao e toque das mamas, mas so necessrios exames complementares como mamografia ou ecografia para um resultado mais preciso.

Sobretudo, aps a avaliao, ser verificada a necessidade de uma possvel troca do implante. Contudo, caso os sintomas sejam leves, possvel reverter o processo com medicaes e cuidados fisioterpicos. Mas, se j estiver em estgio severo, graus 3 ou 4, ser necessria a troca do implante e a capsulectomia, que a retirada desta “cicatriz e fibrose” ao redor do implante.

sempre bom salientar que a preveno sempre o melhor dos tratamentos, por isso extremamente importante que se siga corretamente o ps-operatrio e todas as recomendaes mdicas. Isso favorece uma melhor cicatrizao e assim garante que o seu procedimento no tenha complicaes.

Existem algumas maneiras de reduzir o risco de desenvolver a contratura capsular, como:

Triagem completa do paciente;

Implante com tamanho adequado;

Uso de implantes texturizados, ao invs de superfcies lisas;

Implantao da prtese no plano submuscular (abaixo do msculo peitoral): em alguns casos;

Massagem nos seios durante processo de cicatrizao.

Sobretudo, fundamental observar todos os sinais que seu corpo apresenta. O diagnstico precoce desse problema facilitar o tratamento. Tambm, preciso ter cuidado em todas as fases que envolvem a cirurgia, como por exemplo, escolha do cirurgio plstico, escolha da prtese, cuidados no pr e ps-operatrio, seguir a risca todas as recomendaes do mdico e principalmente prezar pela sade, segurana, alm de respeitar os limites do corpo.

Teve dvidas? Mande uma mensagem pra mim pelo alexandremeira@gmail.com