Oito alimentos que combatem o cansaço – Diário Online

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A comida não
serve só para alimentar o corpo. Os alimentos afetam a capacidade do cérebro de
se manter ativo, pois exige certos nutrientes para permanecer mentalmente
focado e alerta.

Ao sentir
mais sono durante o dia ou passar a beber mais café do que o normal, é comum
pensar que a culpa é do clima mais frio ou chuvoso, ou achar que é preciso
dormir mais.

Mas, muitas
vezes, o problema está nos hábitos alimentares, afirma Liora Bels, especialista
em bem-estar do Freeletics, aplicativo líder em em fitness e estilo de vida com
uso de inteligência artificial.

Por isso,
Liora apresenta oito alimentos energizantes e explica como eles, com maior
eficiência dos nutrientes, afastam a sensação de cansaço: 

1. Abacate

Além de ser
versátil, podendo ser usado em receitas doces ou salgadas, o abacate também é
extremamente energético. Apesar de ser bastante calórico, tem um alto teor de
gordura saudável, incluindo ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, que combatem o
colesterol ruim, aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudam o corpo a
absorver outros nutrientes. “Além disso, o abacate têm mais proteína do que a
maioria das frutas. Como o corpo precisa de carboidratos, gorduras e proteínas
para uma energia sustentável, é essa combinação de nutrientes que faz do
abacate uma bomba energética”, explica. 

2. Maçãs

As maçãs são
um lanche prático e super energético. “Elas também são ricas em frutose, o
açúcar predominante encontrado nas frutas, que é a fonte preferida de energia
do corpo”, elenca. Ainda que comer uma maçã não dê o impulso inicial
normalmente fornecido por uma xícara de café, a fruta vai fornecer uma
quantidade constante de energia para o cérebro e corpo por mais tempo. 

3. Grãos
germinados

Os grãos
germinados são grãos integrais, como aveia ou trigo sarraceno, que foram
encharcados e deixados germinar. Ao contrário de açúcares simples, grãos
integrais são uma forma de carboidrato que o corpo quebra lentamente para
converter em energia, fornecendo assim uma fonte constante, em vez de um pico
seguido de uma queda que traz o sono e o cansaço. “Já o processo de germinação
torna mais fácil para o corpo absorver os nutrientes necessários, fazendo com
que as vitaminas B, vitamina C e o ácido fólico sejam mais facilmente
acessíveis ao organismo”, explica a especialista do Freeletics. 


 

4. Macadâmia

A macadâmia
– e a maioria das nozes e sementes – são alguns dos melhores lanches quando o
assunto é vencer o cansaço e combater a fome. Com 160 a 200 calorias em um
punhadinho, as macadâmias são uma fonte concentrada de energia, contendo todos
os macronutrientes principais, tais como proteínas, carboidratos, gorduras
boas, etc. Lembre-se que, apesar de serem saudáveis, as nozes também são uma
bomba calórica e, portanto, devem ser comidas com moderação. 

5. Mirtilos

Além de
deliciosos, os mirtilos são muito energizantes e podem até elevar a função
cerebral. As frutinhas são uma ótima fonte de manganês, um elemento químico
freqüentemente encontrado em minerais combinados com ferro, que desempenham um
papel importante na assistência a determinadas atividades metabólicas no corpo
– sendo uma delas a conversão de carboidratos e gorduras em energia.

6. Matcha

Não é só
mais um alimento da moda, também é super energético. “Enquanto uma xícara de
chá verde extrai apenas alguns dos benefícios nutricionais disponíveis, o
matcha é feito à partir de folhas de chá inteiras que foram moídas em um pó
verde fino, contendo assim, todos os minerais poderosos, antioxidantes e
aminoácidos encontrados dentro da própria folha”. Ao comparar com o café, a
cafeína no matcha é absorvida bem mais devagar, dando um impulso de energia
sustentado e não apenas um pico. É a combinação de cafeína e l-teanina, um
aminoácido raro, que resulta em efeitos como o aumento da concentração e da
atenção. 

7. Macarrão
Shirataki

Massas são
uma delícia, mas trazem uma sensação de fadiga logo depois de serem consumidas.
Uma alternativa, neste caso é o macarrão Shirataki, feito à partir de
glucomanano, uma fibra que vem da raiz da planta de konjac que cresce no Japão.
“O macarrão tipicamente asiático tem baixo teor de carboidratos, composto por
97% de água, evitando o tradicional sono após almoçar um prato de macarrão”.


 

8. Couve

A couve é
uma das fontes de nutrientes mais ricas da terra, repleta de vitaminas e
minerais essenciais de que cérebro precisa. Trata-se de uma fonte vegetal de
ferro, cujos baixos níveis no corpo podem levar à exaustão e à sensação de
cansaço. “Para aumentar a absorção de ferro, é ideal consumir a couve
juntamente com uma fonte de vitamina C, como o suco de limão, por exemplo. Eles
podem combinar em um suco verde, ou em um pesto de couve para temperar diversos
pratos”.



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