Operei e agora? Cuidados no pós operatório garantem melhor resultado – Surgiu

0
20

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O Brasil é um dos primeiros no ranking dos países que mais fazem cirurgia plástica – segundo pesquisa divulgada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAP) -, mas, tão importante quanto escolher um bom cirurgião, são os hábitos e cuidados que o paciente deve tomar antes e, especialmente, depois da operação. Quem segue todas as recomendações do pós operatório possui menos chances de evoluir com infecções, queloides, trombose, entre outros problemas. Para um bom resultado de uma cirurgia, seja ela qual for, é de extrema importância a atuação de diferentes profissionais da área da saúde. Trata-se de um tratamento multidisciplinar, que atende a todas as necessidades dos pacientes, como enfermeiros e fisioterapeutas.

De acordo com o cirurgião plástico Dr. Leandro Faustino, é fundamental seguir todas as recomendações e tomar todos os remédios prescritos pelo médico. “Os pacientes que realizam cirurgias plásticas, buscam além de uma boa recuperação com mais conforto, um pós operatório rápido para voltar à rotina do dia a dia. Claro que existe um período específico para cada tipo de cirurgia plástica, mas complicações podem acontecer, visto que o corpo, após os procedimentos, tende a entrar em uma fase de reparação e acomodação dos vários tecidos biológicos, o que pode ocasionar edemas, fibrose, equimose, e hematomas”, explica.

Para dar melhores orientações da importância dos cuidados pós operatórios, o especialista  separou algumas dicas importantes:

1. Equipe Multidisciplinar – É de extrema importância o acompanhamento de uma equipe de profissionais da saúde de diversas áreas, principalmente fisioterapeutas, enfermeiros, endocrinologistas e até psicólogos – eles auxiliam em diferentes aspectos no processo pós cirúrgico, como as drenagens, cuidados com curativos e cicatrizes, hábitos saudáveis e até alterações psicológicas, como ansiedade e depressão.

2. Malhas compressivas – O Paciente precisa usar corretamente as malhas para melhorar o funcionamento dos sistemas sanguíneos e linfáticos, promover acomodação correta de pele e outras estruturas através de uma compressão constante.

3. Repouso – Após a cirurgia, o repouso é recomendado para evitar os desconfortos físicos, por consequência dos pontos e cicatrizes do paciente. O cirurgião irá decidir o tempo exato de repouso que o paciente deve seguir. Durante esse período,  o indivíduo não deve realizar esforços, dirigir, levantar pesos ou fazer atividades físicas até ter a liberação médica.

4. Cuidados pessoais –  Manter os cuidados com os curativos é uma das medidas mais importantes para uma boa recuperação. É essencial acompanhar a evolução das cicatrizes e curativos, e também lavar bem as mãos antes de manipulá-los. Caso a incisão tenha sinais de inflamação, vermelhidão, dor ou inchaço é necessário procurar o médico para receber mais instruções.

 

Sobre Leandro Faustino

Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e com residência em cirurgia plástica na UNIFESP, passou parte de sua residência no mundialmente famoso Massachussets General Hospital, da Universidade de Harvard, nos EUA. Dr. Leandro Faustino coleciona especializações em instituições renomadas brasileiras e internacionais que possibilitam que ele realize com excelência mais de 30 procedimentos estéticos e de reconstrução.

É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, possui Mestrado em Cirurgia Plástica pela UNIFESP e pós-graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos Estéticos no Hospital Israelita Albert Einstein. Ao longo de sua carreira coleciona prêmios e homenagens, com formação e experiências complementares nos Estados Unidos, em Dubai e na Áustria. É autor de artigos científicos, capítulos de livros e artigos em revistas de grande circulação na mídia.

Atualmente, faz parte do quadro médico de renomados hospitais como Sírio Libanês e Albert Einstein e Human Clinic.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda