Parque Estadual da Serra do Mar abre com atrativos novos

0
9

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Administrado pela Fundação Florestal, o Parque Estadual da Serra do Mar segue funcionando com visitação autoguiada e ingressos gratuitos emitidos neste site .

Todo o parque está com a limpeza e desinfecção dos banheiros intensificadas e o uso de máscara é obrigatório, bem como o distanciamento social. Há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos. Não é recomendado o uso do playground e Centro de Visitantes.

Os agendamentos são limitados para cada atrativo. Informações podem ser obtidas por mensagem direta no instagram do atrativo, pelos telefones (13) 3361.8250 (13) 3377.9154 ou pelo email [email protected]

Roteiro Tour Histórico Itutinga Pilões, em Cubatão

Na chegada ao Parque, o visitante tem a opção de realizar o acesso da guarita até a base de bike, a pé ou de veículo, em um percurso de um total de 3 km, cercado de palmeiras-juçaras. Ao entrar no parque, o passeio continua a pé, com mais 1,5 km.

O roteiro une história e natureza, com um percurso que circunda um importante patrimônio histórico de Cubatão: as ruínas da antiga Vila de Itutinga, onde hoje é a sede do Núcleo. É possível ver as ruínas do antigo hospital de Itutinga e seu anexo; das residências dos antigos moradores; da cadeia; da antiga fábrica de doce de banana; e o antigo Casarão da Vila, que hoje é o Centro de Visitantes do Núcleo. Todas estas construções são do início do século XX e foram povoadas até meados de 1970.

O que motivou o abandono dos antigos moradores da Vila foi o início do crescimento do Polo Industrial de Cubatão, além da construção e operação da Usina Henry Borden, que passou ser a principal fonte de energia elétrica para a companhia Santista de Papel (onde atualmente é o Bairro da Vila Fabril).

O ponto de encontro é na Estrada Elias Zarzur, Km 08 – Água Fria – Guarita Núcleo Itutinga Pilões (acesso via estrada pavimentada através da Estrada de Serviços da Rodovia dos Imigrantes e/ou acesso opcional pelo bairro Água Fria, por estrada não pavimentada)

Trilha Cachoeira do Guariúma, em Praia Grande

No coração da Floresta Ombrófila Densa (úmida) em estado de conservação praticamente íntegro, essa trilha oferece caminhada leve e contemplativa para o visitante. Sob as copas de frondosas árvores, o ambiente úmido pela alta disponibilidade de oxigênio é ‘naturalmente absorvido pela floresta’ e proporciona sensações exclusivas. Após passar por belos pontos de banho com água cristalina, o visitante pode se banhar nas águas da exuberante Cachoeira do Guariúma, com 25 metros de altura.

O ponto de encontro é no Portão da Sabesp – Avenida Wilson de Oliveira S/N Jardim Melvi, em Praia Grande, no fim da Avenida.

Fotos: Marcelo Guedes (topo) e Marcelo Sonohara



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda