possvel cuidar corpo durante o carnaval? – Anna Marina

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Cinco dias de feriado. Se formos levantar hipteses sobre o que as pessoas faro nesses dias, encheremos esta pgina de jornal, mas algumas so bem bvias. Pular carnaval, viajar, ficar em casa, ir para um stio ou fazenda, ir para casa de amigos. Seja qual for a opo escolhida, todas envolvem duas aes: comer e beber. E uma coisa deixada de lado: regime, preocupao com dieta.

Muita gente se rene com amigos para um churrasco, cervejinha e petiscos, ou vai curtir um hotel fazenda e uma praia. L, o que mais tem so comidas deliciosas. Se vo para a folia, as pessoas bebem horas seguidas e depois batem um prato de macarro ou tropeiro, enfim, o que for mais prtico para rebater o lcool e pesar no estmago. O fato que a maioria aproveita a data como “minifrias”.

Recebemos material da especialista em emagrecimento Edivana Poltronieri– do 5S Estilo de Vida Saudvel, metodologia multidisciplinar de emagrecimento sustentvel. Ela afirma que possvel, sim, aproveitar os dias de folia ou descanso sem prejudicar a boa forma. Basta ter disciplina e conscincia sobre os alimentos e bebidas ingeridos. E d algumas dicas para isso:

1) Procure se alimentar de forma equilibrada e leve durante os dias antes do carnaval. No “chute o balde” antes, j imaginando que sair da dieta nos prximos dias.

2) Troque refrigerante e sucos industrializados por sucos verdes ou at mesmo um coquetel de frutas sem lcool. Para as pessoas que desejam ingerir bebida alcolica, evitar o excesso essencial, pois, alm de serem ricas em calorias (uma lata de cerveja tem cerca de 150 calorias, uma caipirinha adoada com acar tem cerca de 300 calorias), provocam reteno de lquidos e, consequentemente, inchao.

3) No belisque alimentos ao longo do dia e procure no pular as refeies principais. Caso participe de algum churrasco, procure preparar um prato com pequenas pores dos alimentos de que mais gosta para ter conscincia do que est comendo e no correr o risco de comer grandes quantidades sem nem mesmo perceber.

4) Comece pela salada. Por serem ricas em vitaminas, minerais e fibras, as saladas proporcionam a sensao de saciedade e ajudam no controle de exageros durante a noite. Use molhos funcionais e saudveis para temper-las, substituindo a maionese ou creme de leite por iogurte desnatado, por exemplo.

5) Coma de tudo, mas com moderao. A variedade de alimentos costuma ser grande e, nesse caso, no h problema em experimentar de tudo um pouco, porm em pouca quantidade. Evite alimentos prontos, salgadinhos, frituras que so verdadeiras “bombas calricas” e carregam grande quantidade de sdio.

6) Churrasquinho fit. Utilize gros como quinoa, linhaa e arroz negro para substituir o tradicional arroz branco que sempre acompanha churrascos. E para a clssica farofa, substitua ingredientes como bacon, calabresa, ovos fritos e embutidos por damasco, ameixa, uva-passa e at mesmo castanhas. Outra ideia bastante saudvel acrescentar vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam a receita leve e colorida.

7) Hidrate-se. Beber gua fundamental tanto para gerar saciedade quanto para ajudar na desintoxicao de um possvel excesso. Alm disso, gua tima aliada para ajudar a evitar a reteno hdrica, visto que a maioria dos alimentos de festas possuem alto teor de sdio.

8) Sobremesa free. Abuse da criatividade para elaborar sobremesas deliciosas e com ingredientes saudveis como chocolate 70% cacau, frutas, chia e leites vegetais, entre outros. Lembre-se de que moderao a chave.

9) No deixe de lado os exerccios. O treino importante sempre. Seja antes, durante e aps os feriados. Ele no deve ser encarado como uma forma de compensao, nem punio e nem recompensa. O exerccio deve ser feito com plena conscincia de toda sua contribuio sade, lembrando sempre os grandes prejuzos de ser sedentrio. Portanto, mantenha as atividades fsicas sempre. Procure fazer uma caminhada ou alguma atividade mais leve e rpida, isso auxilia o organismo a continuar acelerado e, consequentemente, queimando calorias.

10) Exagerou? Siga em frente. As pessoas costumam desistir do processo da dieta aps um deslize na alimentao, mas o importante superar o “escorrego”. O que tende a acontecer ocorrer deslizes grandes e sequenciais. Exagerou hoje? Tudo bem. Respire e siga em frente.

Muito boas as dicas, mas acho um tanto quanto utpicas para feriado, principalmente carnaval. Onde as pessoas vo encontrar churrasquinho fit, coquetel sem lcool, comer na hora certa e no beliscar? Isso tudo muito vlido e possvel, a meu ver, dentro da rotina diria. Mesmo assim, ficam registradas as dicas. ( Isabela Teixeira da Costa/ Interina) 



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