Procura por plásticas em adolescentes aumenta 150%

0
46

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Os consultórios dos cirurgiões plásticos nunca ficaram tão abarrotados de adolescentes e jovens dispostos a fazer algum procedimento para se sentirem mais bonitos. Nos últimos 10 anos, a procura por cirurgias plásticas no Estado mais que dobrou entre esse público.

De acordo com o cirurgião plástico Humberto Pinto, houve um aumento de 150% nos atendimentos a adolescentes e jovens.

O número é bem próximo do cenário nacional, cujos dados foram revelados por uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O estudo apontou que, de 2010 para cá, o número de consultas pré-cirúrgicas aumentou em 141% entre pessoas com idades entre 13 e 18 anos.

Para Humberto, o crescimento se dá, sobretudo, por causa das redes sociais.

“Antigamente, meninos e meninas de 13 anos soltavam pipa e brincavam de boneca. Hoje, eles possuem contas nas redes sociais, alguns com milhares de seguidores, e querem parecer bonitos de acordo com os padrões da sociedade”, avaliou.

O cirurgião ressaltou que os atendimentos e procedimentos só podem ser feitos nos menores se esses estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis.

A estudante Lara da Rocha Vaccari, de 18 anos, vai realizar nesta quarta o sonho da cirurgia plástica no nariz (Foto: Leone Iglesias/ AT)

O cirurgião plástico e membro da SBCP Jefferson Vaccari pontuou que muitos pais aproveitaram o período da quarentena para as cirurgias dos filhos.

“Muitos desses procedimentos em adolescentes estão ligados a casos de bullying que os mesmos sofrem na escola”, afirmou.

Já o cirurgião plástico Adriano Batistuta destacou que a recomendação, de maneira geral, é que o paciente aguarde para fazer cirurgias plásticas após os 18 anos, mas esta orientação pode ser revista em casos especiais.

“Quando o desejo pela plástica é algo que acontece por motivos de bullying, acredito que passar pelas fases da cirurgia seja melhor do que os sofrimentos psicológicos”, observou.

A estudante Lara da Rocha Vaccari, de 18 anos, sonha em fazer uma cirurgia plástica no nariz (rinoplastia) desde os 13. Ela vai passar pelo procedimento nesta quarta-feira (22) e está ansiosa pelo resultado.

“Não me sinto bem com o meu nariz. Quero diminuir e creio que vou ficar contente com o resultado”, disse.

Saiba mais

No Estado

  • As meninas procuram mais por lipoaspiração e mamoplastia (redução ou aumento das mamas, incluindo a prótese de silicone).
  • os meninos querem a ginecomastia, que é a retirada das mamas que costumam aparecer devido às alterações hormonais da puberdade.
  • Tanto meninos quanto meninas procuram cirurgia para correção do nariz (rinoplastia).
  • As cirurgias para corrigir a “orelha de abano” (otoplastia) também são muito procuradas, e podem ser realizadas a partir dos 7 anos de idade.
  • As demais cirurgias são mais indicadas após os 18 anos de idade, mas cada caso é avaliado.

No Brasil

  • Nos últimos 10 anos, houve aumento de 141% no País nos procedimentos em jovens de 13 a 18 anos.
  • O Brasil lidera o ranking de adolescentes que passam por cirurgias plásticas.
  • Os procedimentos mais procurados são a rinoplastia e o implante de silicone nos seios.
  • Do total de cirurgias, 28,8% são motivadas apenas por estética.

Fontes: SBCP e médicos citados.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda