Projeto voluntário em SC faz reconstituição de mama em mulheres vítimas de câncer | Doação

0
122

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O projeto voluntário Mama Solidária busca melhorar a autoestima das mulheres vítimas de câncer através da reconstituição da mama. Até o fim de outubro, 62 mulheres devem passar por cirurgia plástica. Desde 2016, o projeto envolve cerca de 100 profissionais.

Nesta sexta (27), o mutirão ocorreu em um hospital de Florianópolis através do trabalho voluntário de cirurgiões plásticos, anestesistas, enfermeiros e fisioterapeutas. A unidade de saúde cedeu o espaço e uma empresa fabricante de prótese mamária forneceu o material. As mulheres não pagam nada.

Uma das operadas foi Andréia Constante, que veio de Witmarsum, no Vale do Itajaí. Ela conta como descobriu a doença. “Foi de 2014 para 2015. Eu estava na casa de uma amiga minha fazendo a faxina, fui arredar um sofá e aí tinha um nódulozinho em cima e mordeu, fisgou”, diz.

Ela precisou fazer exames, cirurgia e 36 sessões de quimioterapia. Andréia venceu o câncer a doença, mas essa batalha deixou sequela. “É uma parte da gente que é tirada. Quem é mulher sabe. Baixa a autoestima. Baixa porque tu sentes falta, olhas no espelho e está faltando alguma coisa”, conta.

“No meu ponto de vista, encerra esse ciclo. A mulher sente que realmente superou a doença e que encerrou esse processo na vida dela”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Evandro Parente.

Por lei, no país, toda mulher diagnosticada com câncer de mama e que precisa ser operada tem direito a fazer a reconstrução mamária com prótese de graça. Mas a demanda é maior do que a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e as filas aumentam.

Nos últimos quatro anos, 300 mulheres do estado foram atendidas pelo projeto Mama Solidária. “Para mim foi uma alegria. Há três anos eu estava esperando. Agora eu viver de novo, a autoestima vai erguer!”, comemora Andréia.

Veja mais notícias do estado no G1 SC



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda