Qual seu plano para 2020?

0
102

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.
Colocar as metas no papel é uma forma de se organizar e correr atrás da efetivação dos objetivos (Foto: Pexels/Divulgação)

O início de um novo ano é um estímulo para traçar as metas para os próximos meses. Pode ser que você ainda não tenha tirado férias para descansar, renovar as energias e entrar de cabeça em 2020, mas é fato que o primeiro mês já se encerrou. Aproveitamos este último dia de janeiro para lançar um desafio: se você ainda não colocou no papel quais os seus projetos para este ano, agora é a hora.

A Folha do Mate apresenta sugestões de projetos e dicas de como efetivá-los. Confira, a seguir, dicas relacionadas a planejamento financeiro, alimentação, saúde e bem-estar, e anote já na agenda. Afinal, você também tem compromisso consigo mesmo.

APRENDER ALGO NOVO

Desafiar-se a aprender algo novo é uma das melhores formas de sair da zona de conforto. Aprender a tocar um instrumento musical, começar uma especialização ou estudar um novo idioma são algumas das opções para quem quer aproveitar o ano para investir nos estudos.

As diferentes modalidades de ensino, em capacitações presenciais, Educação a Distância (EAD) e cursos técnicos possibilitam que o estudante escolha a forma que melhor se adapta a sua possibilidade financeira e de tempo. Do mesmo modo, o objetivo profissional ou pessoal deve ser levado em conta na hora de definir o curso.

Analisar prós e contras de cada opção é um bom começo, assim como conhecer a instituição de ensino, o currículo e a metodologia de trabalho. Após o início das aulas, vale lembrar que determinação e dedicação devem ser constantes para seguir o estudo até o fim e aproveitar ao máximo o que o curso tem a oferecer.

ADOTAR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Em busca de mais qualidade de vida, as pessoas vêm adotando uma alimentação mais saudável. Esse processo pode ocorrer gradualmente, com a inserção de novos alimentos, com pequenas substituições e tentando encontrar aquilo que tem mais benefícios e melhor se adapta ao paladar.

Incluir sementes nas refeições é uma forma de tornar a alimentação mais saudável (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Um dos sócios-proprietários da Divina Terra de Venâncio Aires, Roberto da Luz comenta que há uma série de produtos saudáveis como orgânicos, a granel, diet, light, sem glúten, sem lactose, veganos, suplementos,vitaminas, chás e temperos que podem ser utilizados nas refeições.

“A dica é começar fazendo substituições, por exemplo, trocar o açúcar comum por um adoçante natural (xilitol), o salgadinho por um produto do granel, um doce por um que seja menos calórico”, sugere.

No caso dos cereais e sementes, ele comenta que podem ser inseridos nos lanches e café da manhã. “Preparar a aveia com frutas, utilizar castanhas e sementes no preparo das saladas é uma forma de adesão. Além disso, os produtos são práticos e de fácil manipulação”, destaca.

Segundo a equipe da Divina Terra, é preciso experimentar novos alimentos para desmistificar gostos e conceitos. “A dica é identificar as suas preferências, degustar e conhecer as propriedades dos produtos. A alimentação saudável não deve ser uma obrigação para aqueles com restrições alimentares, mas, sim, um prazer”, esclarece Luz.

A gerente da Divina Terra de Venâncio Aires, Fernanda Müller Frey, lembra que é importante manter o equilíbrio e definir determinadas porções para consumir durante o dia. “Em casos específicos, é indicado o acompanhamento de nutricionistas e educadores físicos”, destaca. Segundo ela, elaborar lanches criativos e fazer uso de potes com porções para serem consumidas no trabalho são estratégias para manter o hábito e seguir uma alimentação saudável.

INVESTIR NO PRÓPRIO NEGÓCIO

Empreender e investir em um negócio próprio é o desejo de muita gente. No entanto, tornar isso realidade e garantir o sucesso da empresa exige mais do que força de vontade: requer informação, planejamento e muita organização.

Segundo a contadora Lori de Campos, da Exata Contabilidade, é fundamental ter conhecimento sobre o negócio que vai abrir e é importante ter experiência na área. “A busca por informações deve ser constante, independentemente do ramo, pois tudo está em constante mudança”, orienta.

Contadora Lori de Campos orienta os empreendedores sobre a importância de se informar, criar um plano de negócios e definir metas (Foto: Juliana Bencke)

De acordo com ela, o apoio de um profissional da contabilidade também é imprescindível para preparar a documentação para abertura da empresa, orientar o plano de negócios e auxiliar na definição da estrutura do negócio. Além disso, o contador auxilia na definição do regime tributário ao qual a empresa irá aderir.

Neste primeiro momento, é muito importante ter capital de giro, elaborar o plano de negócios e definir a estrutura organizacional, além de fazer a previsão de custos e rentabilidade. Ter metas a médio e longo prazo ajuda muito o empreendedor a crescer”, destaca a profissional, que tem mais de 40 anos de experiência na área.

CUIDAR DO CORPO E DA MENTE

A determinação é o primeiro passo para quem deseja fazer dos exercícios físicos uma rotina. “Antes de mais nada, é preciso ter consciência de que a saúde é uma só”, afirma a instrutora de academia do Sesc de Venâncio Aires, Joice Tatiana Fortes.

Segundo ela, a prática de uma atividade física pode começar na infância, com brincadeiras lúdicas, de pular e correr. Na fase adulta, ela indica exercícios de musculação para não perder a massa óssea e ter um envelhecimento saudável. Já para os idosos, a dica é investir em aulas coletivas de ginástica, hidroginástica e dança.

O exemplo de Márcia Inês Lenhart, 51 anos, é inspirador: desde que começou a praticar exercícios físicos, nunca mais parou (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

De acordo com a profissional, para quem possui uma vida sedentária e não tem o hábito de praticar atividade física, é indicado fazer aulas experimentais para identificar o exercício que mais gosta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a frequência do exercício deve ser cinco vezes na semana, mas de acordo com a profissional, isso vai depender de cada um. “As pessoas devem começar a praticar o exercício a seu tempo. Assim que percebem os benefícios, vão aumentando a frequência de forma gradual”, observa Joice.

Para ter motivação e persistência, a educadora física recomenda que as pessoas convidem um amigo, vizinho ou filho para praticar a atividade física. “Escolher um profissional que esteja sempre alterando o treino sem deixar cair na monotonia também desperta motivação.

Buscar informação de outros hábitos saudáveis através de meios confiáveis e traçar objetivos durante a prática daquela atividade também é muito importante para manter a assiduidade do exercício”, recomenda Joice.

VIAJAR E CONHECER NOVOS LUGARES

Com a família, em grupo ou sozinho, em um mochilão. Um passeio de fim de semana, férias em outro estado brasileiro ou uma viagem para conhecer outro continente. Não importa a forma, o importante é estar aberto a descobrir novos lugares e mergulhar em diferentes culturas.

É difícil encontrar quem não goste de viajar. Muitas vezes, no entanto, as viagens não ocorrem na frequência com que se gostaria. Tornar esse plano real, exige que ele seja definido como prioridade entre as metas do ano. E assim como em outros projetos, é necessário organização para tirá-lo do papel.

Antes de colocar o pé na estrada, organização é palavra-chave para garantir uma viagem tranquila e proveitosa (Foto: Pexels/Divulgação)

Estabelecer o tipo de viagem que você deseja e os custos envolvidos nessa empreitada são passos importantes. A partir disso, é possível saber o valor médio que precisará desembolsar e traçar objetivos para viabilizar a viagem: como será feito o pagamento, quanto é necessário economizar por mês e até mesmo quais formas de hospedagem com maior custo-benefício.

Independentemente de qual for a escolha, os benefícios de uma viagem são muitos, já que o envolvimento com esse tipo de experiência acontece antes – na preparação -, durante e depois – com as lembranças e histórias vivenciadas no passeio.

Além disso, aprender sobre novas culturas, conviver com pessoas diferentes e sair da rotina estão entre os aspectos positivos de viajar. Conhecer histórias de outros viajantes e pesquisar sobre os lugares onde ainda não esteve são boas formas de se inspirar e definir as viagens como planos de 2020.

BUSCAR O EQUILÍBRIO FINANCEIRO

Para muitas pessoas, o valor das férias e do 13º salário garantem a virada do ano com as contas no azul e os boletos em dia. Mas, como garantir que essa seja uma realidade ao longo de todo o ano? Para quem deseja atingir o equilíbrio financeiro, seja na empresa ou na vida pessoal, uma das dicas de ouro é colocar tudo na ponta do lápis e verificar o que entra e o que sai do caixa a cada mês.

Utilizar planilhas para controlar os custos é uma das formas de conhecer onde e quanto se está gastando (Foto: Pexels/Divulgação)

Em uma casa, por exemplo, registrar em uma planilha os valores utilizados para alimentação, saúde, veículos e lazer, ajuda a saber onde está o gasto principal e como economizar. A partir disso, também é possível criar metas de economia em cada segmento.

Controlar o fluxo de caixa é uma dica básica. Além disso, para quem administra o próprio negócio, não misturar valores pessoais com os da empresa também é fundamental para saber se a empresa está dando lucro ou não”, comenta a contadora Lori de Campos, da Exata Contabilidade.

*Colaboração: Taiane Kussler



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda