Ribeirão Preto é 1ª cidade de SP a consultar exames de Covid-19 por aplicativo do estado | Ribeirão Preto e Franca

Moradores de Ribeirão Preto (SP) são os primeiros do estado a consultarem resultados de exames para Covid-19 por meio de um aplicativo desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

A plataforma já está em funcionamento desde o início da pandemia, mas após atualização essa opção foi acrescentada somente para o município.

O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde Jean Gorinchteyn em visita ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto na quarta-feira (4), para avaliar as condições de a cidade e a regional de saúde, hoje na fase vermelha do Plano São Paulo, avançarem no programa de reabertura da economia.

“É um projeto que vai ser iniciado como piloto na região, onde as pessoas que realizarem o teste vão poder acompanhar os resultados pelo aplicativo. Se vier positivo, [o app mostra] quais condutas vão ser orientadas, os sinais, os sintomas, quando procurar atendimento médico e a possibilidade de fazer um atendimento e orientação de forma muito clara, apurada em parceria com o Albert Einstein”, explicou.

Na semana passada, houve o treinamento da parte técnica do aplicativo e, de acordo com Secretaria de Estado da Saúde, pacientes da cidade já podem ter acesso ao novo serviço.

No entanto, o lançamento oficial da tecnologia em Ribeirão Preto deve ocorrer nos próximos dias, segundo a Prefeitura.

Secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, durante visita a Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução / EPTV

Ao entrar no app, o usurário deve realizar um cadastro com dados pessoais utilizando o número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do CPF.

Depois, é feita uma série de perguntas sobre os sintomas que o paciente está sentindo no dia da utilização da plataforma. Todo o protocolo é do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP para atendimentos a casos graves de doenças respiratórias.

Dependendo das respostas, o dispositivo analisa se a pessoa está ou não com suspeita de Covid-19. Caso a triagem aponte para sintomas da doença, o paciente é atendido por um médico em uma pré-consulta por chamada de vídeo.

Após análise do profissional, a pessoa é direcionada para um atendimento presencial no município ou já vai direto à procura de um teste. Após a coleta dos exames, devido ao cadastro no aplicativo, é possível monitorar o diagnóstico pela plataforma.

Entre na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e busque por ‘Coronavírus SP’. Baixe o app gratuitamente e faça seu cadastro.