Rinoplastia é a única cirurgia indicada para corrigir incômodo estético causado pelo nariz? | SEGS

0
56

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Conheça a mentoplastia e a perfiloplastia, técnicas cirúrgicas que podem ajudar a devolver a harmonia facial em casos em que o queixo altera o tamanho percebido do nariz.
mentoplastia

Uma das reclamações mais comuns em consultórios de cirurgia plástica é o tamanho do nariz. Não é à toa então que a rinoplastia figura entre os procedimentos mais realizados pelos brasileiros. “Indicada para corrigir o formato do nariz ou tratar disfunções respiratórias, como o desvio de septo, a rinoplastia é o procedimento que altera a estética do nariz através da manipulação de estruturas como cartilagem, osso e pele, visando proporcionar um aspecto natural e conferir harmonia à face”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Porém, o que poucos sabem é que, muitas vezes, não é o nariz o responsável pelo incômodo estético, mas sim o queixo. “Isso ocorre porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz”, ressalta o especialista.

De acordo com o médico, quando a percepção da harmonia facial é afetada devido ao tamanho do queixo, não adianta tratar apenas o nariz. Nesses casos, o recomendado é a realização de uma mentoplastia. “A mentoplastia visa tratar o desequilíbrio entre o tamanho do terço médio e do terço inferior da face através da manipulação das estruturas que compõem o queixo”, afirma o cirurgião. “Em casos em que o queixo é excessivamente pequeno ou retraído, por exemplo, o procedimento pode ser feito através do implante de próteses de mento ou do avanço ósseo. Já quando há a projeção da estrutura para frente, o problema é tratado cirurgicamente, com a redução da parte óssea e a aplicação de placas e parafusos.”

Mas, em alguns casos, apenas a realização da rinoplastia ou da mentoplastia não é o suficiente para deixar o paciente satisfeito com seu perfil. O ideal então é a realização da perfiloplastia, que permite corrigir a desproporção entre o queixo e o nariz em apenas um único procedimento, ajudando assim a melhorar significativamente a harmonia facial e, consequentemente, a autoestima e a confiança do paciente, visto que o nariz e o queixo são áreas fundamentais para a estética do rosto. “Nesse procedimento, geralmente, realiza-se primeiro a mentoplastia e, em seguida, a rinoplastia. O processo é feito sob anestesia geral e dura, em média, 5 horas. Com relação aos resultados, estes aparecem após a diminuição do inchaço que surge depois da cirurgia, o que leva cerca de três a seis meses”, destaca o médico. O pós-operatório é o mesmo de grande parte das cirurgias, sendo necessário que, durante duas semanas, o paciente permaneça em repouso e não pratique exercícios físicos.

Já as complicações do procedimento incluem, como qualquer outro, a possibilidade de sangramentos, hematomas e infecções. Além disso, como na região do queixo existem muitos nervos importantes que podem acabar sendo lesionados, é importante que você procure um profissional especializado e experiente para realizar o procedimento. “Apenas o cirurgião plástico poderá realizar uma avaliação minuciosa de sua face, levando em consideração a angulação de todos os pontos de seu rosto para então indicar o procedimento mais adequado para o seu caso, seja a rinoplastia, a mentoplastia ou a perfiloplastia”, finaliza o Dr. Paolo Rubez.

FONTE: DR. PAOLO RUBEZ – Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda