Saiba quais so os principais riscos da lipoaspirao – Anna Marina

Segundo a Food and Drugs Administration (FDA – a Vigilncia Sanitria americana), cada 100 mil cirurgias de lipoaspirao resultam em trs mortes. De acordo com pesquisa de doutorado defendida na Universidade Federal de So Paulo (Unifesp), apenas 7% das certides de bito de pessoas que morreram aps lipoaspirao so preenchidas corretamente. Em 93% delas h imprecises ou lacunas que dificultam saber a causa da morte. O estudo traou o perfil das mortes aps lipoaspirao noticiadas pela imprensa brasileira entre janeiro de 1987 e setembro de 2015. Nesse perodo, o dermatologista rico Pampado Di Santi, autor da tese, identificou 102 casos. Quase metade dessas mortes (44,11%) ocorreram no mesmo dia da cirurgia e dentro de hospitais (54%). A literatura mdica aponta que o maior risco de morte est ligado ao volume de gordura aspirado, ao nmero de regies tratadas e agresso ao organismo durante a cirurgia – como perda de sangue superior a um litro.

o maior nmero j relatado na literatura mdica, mas tem limitao: s uma parcela das mortes chega ao conhecimento da imprensa. Esse cenrio dificulta a deteco (e a punio) de eventuais erros e a adoo de medidas que poderiam preveni-los. Os casos fatais esto ligados, na maioria dos casos, falta de qualificao do mdico. Para um mdico estar habilitado em cirurgia plstica, ele precisa passar por cinco anos de residncia mdica, dois anos em cirurgia geral e mais trs anos em cirurgia plstica. Quando no h bito, as principais complicaes da cirurgia so embolia gordurosa (ocluso de pequenos vasos por gotculas de gordura), seroma (excesso de lquido que fica retido prximo cicatriz cirrgica, causando inflamao), hematomas, irregularidades de relevo cutneo e infeco.

Diante desse cenrio, e com o avano da tecnologia em procedimentos estticos, dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plstica (SBPC) mostram aumento pela procura de procedimentos no cirrgicos. Em 2018, ano de realizao do ltimo Censo Brasileiro de Cirurgia Plstica, a procura por procedimentos no cirrgicos representou 49,9%, contra 50,1% dos procedimentos tradicionais. Isso demonstra mudana de perfil. Hoje, o brasileiro prefere a preveno e mtodos menos invasivos.

De olho nesse mercado, a Ad Clinic, franquia esttica com diversos tratamentos e tecnologia de ponta, desenvolveu a Lipo HD, um protocolo com procedimentos exclusivos capazes de oferecer os mesmos resultados de uma cirurgia de lipoaspirao. Tudo isso sem dor, cortes ou riscos sade.“A lipoaspirao considerada a segunda cirurgia plstica mais realizada no Brasil, atrs apenas de prteses de silicone nas mamas. Alm do preo alto, os riscos sade so variados”, alerta a biomdica da Ad Clinic, Aline Mdici.

>> LTIMA HORA

O Confeitar Minas, congresso de confeitaria pioneiro em Minas, ser realizado na prxima semana, nos dias 5, 6 e 7, na sede do Sebrae-MG (Av. Baro Homem de Melo, 329, Nova Granada).Na quarta edio do evento, mais uma vez o pblico poder conferir aulas com os melhores chefs confeiteiros e cake designers do Brasil com preos especiais, aulas gratuitas, palestras, estandes com vendas de produtos com preos especiais, degustaes e muito mais. Alm disso, a organizao ampliou a rea de exposio, dobrou o espao de estandes em relao ao ano anterior e aumentou o perodo para um dia a mais de evento.

O Confeitar visa preparar o setor e atualizar profissionais com as tendncias da rea para pocas de grande volume de negcios como o Natal, aquecendo as vendas sazonais. Segundo dados do Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 66% dos empreendedores do setor de confeitarias e docerias indicaram que as festas de fim de ano so as que mais impulsionam as vendas deste negcio.