Saudável na primavera: veja seis dicas para se alimentar bem durante a estação

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A estação mais poética do ano chegou. A primavera começou e, com ela, o aumento de temperatura e, claro, as flores embelezam a cidade. O que é comum nessa época também é a baixa da imunidade, causada pela mudança constante no clima. Com isso, é importante manter uma alimentação para não adoecer e aproveitar bem a estação.

Foto: Divulgação

A nutricionista da rede de lojas Bio Mundo, Ellen D’arc, destaca que as futas, legumes e verduras da estação podem ser importantes aliados na manutenção de uma boa saúde durante o período. Ellen listou seis dicas para se manter saudável durante a primavera. Confira:

Para evitar as alergias
A nutricionista informa que alguns alimentos da estação ajudam a reduzir e até mesmo evitar alergias, como brócolis, couve e as frutas cítricas laranja, mexerica e tangerina, por exemplo. “São ótimos aliados por serem ricos em vitamina C, contem agentes antioxidantes poderosos e defendem o organismo dos radicais livres”, explica.

Uma excelente opção para o consumo dessas frutas são aproveita-las no formato desidratada. Elas são mais práticas, são melhores conservadas e ainda detém boa parte das propriedades da fruta in natura.

Para potencializar a imunidade
A nutricionista indica alguns alimentos para investir na estação. O abacaxi pérola é rico em vitaminas A, B1 e C, sendo benéfico para a imunidade e para a saúde dos olhos e da pele, por ser pouco calórico é indicado para quem quer perder peso. Pimentão amarelo, alimento fonte de vitamina C e previne anemia. Caju, possui cerca de 5 vezes mais vitamina C que a laranja, o que potencializa o sistema imunológico. Além disso, seu teor de gordura é menor do que a maioria das outras frutas, protegendo o coração contra doenças cardiovasculares.

Para o bem-estar do corpo
Não são só as roupas que devem ficar mais coloridas nesta época. Um prato equilibrado e saudável deve ter uma boa variedade de cores também. “Além das verduras escuras, aposte nas leguminosas como a cenoura, beterraba e tomate, excelentes alimentos para fortalecer o sistema imunológico”, comenta Ellen.

Uma estação colorida merece pratos coloridos, capriche na variação de cores. Berinjela, abóbora e beterraba são legumes da primavera, inclua na sua rotina e desfrute dos benefícios.

Aproveite as frutas para controlar a pressão e o colesterol
A dica da nutricionista é misturar as opções da estação. “Faça uma salada de frutas de primavera: morango, manga, banana e mamão. São ricas em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. Elas fazem uma boa combinação de sabor e de benefícios para a sua saúde. Uma dieta baseada em frutas pode prevenir doenças, ajudar a reduzir os níveis de colesterol e controlar a pressão arterial”, explica.

Uma outra dica para complementar essa combinação de frutas e ajudar no controle do colesterol ruim (LDL-colesterol) é utilizar a granola. Além de outros benefícios, como apresentar o menor índice glicêmico, a presença de fibras alimentares, ela é ótima para trazer a sensação de saciedade no organismo.

Se hidratar é sempre prioridade
Manter o corpo bem hidratado é importante para o bom funcionamento do organismo. “Aproveite para se hidratar com as muitas frutas e ervas da estação. Prepare sucos naturais e chás com elas, mas evite o uso de açúcar na hora do consumo”, aconselha a nutricionista.

Ainda sobre a questão da hidratação, Ellen destaca a importância do consumo da água e de não a substituir por refrigerantes e outros líquidos.

O que evitar nas refeições
Os alimentos muito gordurosos e frituras devem ser evitados e consumidos com moderação. “Para a saúde e bem-estar do corpo nesta época do ano, escolher alimentos leves e de fácil digestão são as melhores opções. Optando sempre por alimentos cozidos, grelhados ou assados”, completa a nutricionista.



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