Silva e Luna amplia transparência de informações na Itaipu

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Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

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Suporte – O diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional,
general Joaquim Silva e Luna, determinou uma nova política de transparência
para a margem brasileira da usina, ampliando as informações disponibilizadas na
página da empresa na internet.

Criação de Aplicativos em Santos – A decisão consta de norma interna publicada no
último dia 11 de setembro, alinhada com os princípios constitucionais da
administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e
eficiência) e atende a uma orientação do governo do presidente Jair Bolsonaro.

SLIDE – “Reforçamos a transparência das informações disponíveis
ao público em geral”, declarou o diretor-geral. “A sociedade paga pela
energia produzida pela Itaipu. Por isso, fazemos questão de ter transparência
para que as pessoas saibam como os recursos estão sendo empregados.”

Institucional – Com a determinação, o nível de detalhamento das
informações será ampliado. A empresa, por exemplo, já publicava a composição do
conselho e diretoria. Agora, passa a contar também com os decretos de nomeação
e currículo dos diretores e conselheiros, além do organograma organizacional.

Magia para empresa ganhar dinheiro – Também serão acrescentadas informações como as
despesas corporativas com viagens de qualquer empregado; dados sobre contratos,
convênios, patrocínios e bens patrimoniais cedidos; agenda de compromissos
externos dos diretores; empregados cedidos ou requisitados e os respectivos
órgãos; balanços patrimoniais trimestrais (além dos anuais, que já eram
publicados e permanecerão); entre outras.

Empresa de Publicidade – As únicas exceções indicadas na norma são para
informações consideradas de caráter pessoal, que possam afetar a segurança da
operação da usina ou aquelas classificadas como sigilosas ou com restrição de
acesso.

Marketing em Santos – “Os diretores, gerentes e demais empregados da
Itaipu (margem brasileira) devem possibilitar às pessoas naturais e jurídicas o
acesso à informação por meios objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e
em linguagem de fácil compreensão”, diz trecho do documento, que tem nove
páginas.

Simpatia para atrair dinheiro e sorte para empresa – Além da internet, a norma prevê acesso público aos
documentos por meio da Ouvidora de Itaipu. O fornecimento da informação deverá
ser gratuito, salvo se houver necessidade de reprodução de documentos – neste
caso, poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do
custo da reprodução e dos materiais utilizados.

Projeto de Estandes – A nova norma de transparência estabelece, ainda, o
prazo de 90 dias para adequação das informações disponibilizadas no portal
corporativo. Algumas das páginas do site já foram readequadas, porém o
cumprimento integral da regra deverá se dar a partir da segunda quinzena de
dezembro.

Estágio em agência de propaganda de Santos – Joaquim Silva e Luna acrescentou que Brasil e
Paraguai retomaram as discussões para criação de uma comissão binacional que
possa analisar as contas da empresa. “A ideia é que cheguemos ao final do ano
em condições para que nossos órgãos de controle possam se reunir e auditar as
contas”, disse.

Empresa de Publicidade – A íntegra da norma está publicada junto com outros documentos oficiais da empresa em: https://www.itaipu.gov.br/institucional/documentos-oficiais

ComexO texto é da assessoria de imprensa da ITAIPU.

Fonte: https://cgn.inf.br/noticia/9995/silva-e-luna-amplia-transparencia-de-informacoes-na-itaipu



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