‘Tamanho familiar’ compensa? “Há mesmo casos de publicidade enganosa”

0
19

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

PricingNão, o ‘tamanho familiar’ nem sempre compensa. A conclusão é da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), que visitou 154 supermercados de 17 marcas, sendo que em 120 havia embalagens maiores que ficavam mais caras. “Há mesmo casos de publicidade enganosa”, refere a DECO. 

Portfolio – 6 – “Encontrámos embalagens de maiores dimensões mais caras do que as menores em 120 lojas, embora umas com mais casos do que outras. Nas Auchan, Continente e E.Leclerc, detetámos exemplos em todas. Intermarché, Minipreço e Pingo Doce também incluem vários produtos cuja embalagem maior fica mais cara. Nas Lidl e Mercadona, detetámos poucas situações. Já nas lojas Aldi, El Corte Inglés, Spar e Super Poupadinha não descobrimos qualquer caso“, salienta a DECO, em comunicado. 

Suporte – Em causa está o facto de as marcas reconhecerem que os consumidores preferem embalagens de maior capacidade, o que as leva a vender por um preço superior. Nestes casos, quando é referida a palavra poupança “estamos perante publicidade enganosa”, sublinha a DECO. 

Móveis Planejados em Santos – A associação revela alguns produtos em que isto acontece, como pode ver aqui. Por exemplo, um detergente de lavar a loiça de uma marca conhecida custa 2,99 euros se a embalagem for de 0,820 litros (3,65 euros/litro), ao passo que a maior de 1,5 litros custa 5,79 euros (3,86 euros/litro) – o preço por litro é superior no caso da embalagem maior. 

Rádio Indoor – A melhor forma de evitar ser enganado é reparar sempre no preço por unidade. “Para facilitar esta comparação e o consumidor não ter de fazer as contas, desde 1990 que os estabelecimentos são obrigados a apresentar o preço por unidade de medida junto a cada produto“, adianta a DECO. 

Rádio Indoor – A DECO analisou o custo das embalagens pequenas e grandes de 17 cadeias de supermercados: Aldi, Auchan, Continente, Coviran, El Corte Inglés, E.Leclerc, Froiz, Intermarché, Lidl, Mercadona, Meu Super, Minipreço, Pingo Doce, Solmar, Spar, SuperCor e Super Poupadinha.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/economia/1383808/tamanho-familiar-compensa-ha-mesmo-casos-de-publicidade-enganosa



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda