Taquara realizou a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

0
50

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.
Professor Levi Metanoya, coordenador do Programa Saúde na Escola em Taquara, foi um dos organizadores da conferência. Divulgação / Cleusa Silva

Com o objetivo de construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, foi realizado em Taquara a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, ocorrido no último dia 26, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, reuniu profissionais das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esportes, de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, além de representantes de entidades comunitárias e clubes de serviço.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O encontro, que tem relação direta com o Programa Saúde na Escola (PSE), teve como tema central “Segurança Alimentar: pela vida saudável e contra a fome e a miséria”. Segundo o coordenador do PSE em Taquara, o professor Levi Metanoya, também foram analisadas formas de promoção da segurança alimentar, por meio da implementação da política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (SISAN/RS), no que couber às esferas de governo municipal e com a participação da sociedade civil. “Em se tratando de merenda escolar, Taquara está na vanguarda das ações, pois várias escolas municipais já estão orientando seus alunos sobre a importância da alimentação saudável, inclusive eliminando diversos produtos industrializados das cantinas e da merenda, algumas até criando hortas comunitárias”, analiou Levi.

Durante a reunião, ocorreram diversos debates com o intuito de avaliar a situação da segurança alimentar e nutricional em Taquara, resultando na identificação dos principais desafios e na apresentação das seguintes propostas:


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



  • Buscar melhorar a qualidade de vida através de hábitos mais saudáveis, incentivando hortas comunitárias e domésticas;
  • Incentivar o consumo local, de preferência diretamente dos produtores rurais do município;
  • Fortalecer o controle das pragas que podem prejudicar a população;
  • Incentivar a alimentação saudável nas escolas como forma de prevenção;
  • Organizar visitas dos alunos aos produtores rurais, para que conheçam as atividades;
  • Buscar incentivos financeiros para que possamos armazenar a produção local de forma segura e saudável.

No final da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Taquara foram eleitos como delegados a nutricionista Fabíola Andriola, representando a Secretaria Municipal de Saúde; Aldino Schüsler, indicado pela Associação de Moradores do Loteamento Campestre; e Margarete Martini, representante da Associação Taquarense da Agricultura Familiar (ATAF). O grupo apresentará as propostas elencadas em Taquara na VII Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CESANS), que ocorrerá em Porto Alegre, entre os dias 16 a 18 de outubro.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda