Vantagens e desvantagens da cirurgia de redução de estômago – Planeta Folha

0
134

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Saiba como funciona a bariátrica e entenda as vantagens e desvantagens do procedimento, tirando suas dúvidas sobre o tema.    

A cirurgia de redução do estômago é indicada para casos de pacientes com IMC muito alto e que já sofrem com complicações relacionadas – como problemas cardiovasculares.

Embora ela seja efetiva para a perda de peso, é crucial entender que os pacientes que se submetem a ela terão que mudar sua vida de maneira definitiva após o procedimento.

Pensando nisso, trouxemos uma série de vantagens e desvantagens relacionadas com a bariátrica, conferindo como funciona a cirurgia.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

O que é cirurgia de redução do estômago?

A cirurgia de redução de estômago, também conhecida como bariátrica (ou gastroplastia), é um procedimento de cirurgia plástica utilizado para quem sofre com IMC (índice de massa corporal) alto e precisa perder peso – pois já tem complicações associadas com o quadro.

A técnica pode ser feita de várias formas, mas consiste na redução do estômago para a perda de peso do paciente e manejo de complicações relacionadas.

Desvantagens da bariátrica

1.   Mulheres que se submetem ao procedimento precisam esperar um tempo para engravidar

Embora a auto estima do paciente melhore muito após uma cirurgia de redução do estômago, as mulheres precisam cuidar muito com a gravidez após a cirurgia.

Assim, é preciso esperar pelo menos 15 até 18 meses para planejar um bebê.

O que acontece é que a drástica perda de peso após procedimento pode comprometer o desenvolvimento do embrião, devendo ser evitada pelas pacientes que se submeteram à técnica.

2.   A bariátrica requer cirurgias posteriores

Após a efetiva perda de peso, os problemas não estão finalizados e sempre terá sobre de pele e gordura localizada – gerando uma enorme flacidez.

Assim, a bariátrica leva a perda de peso mas requer uma nova cirurgia para tratar o excesso de pele que sobrou no abdômen – necessitando cirurgias corretivas para melhorar o contorno corporal.

Nesses casos, o paciente pode optar por uma pós bariátrica como a abdominoplastia, que é capaz de revitalizar o abdômen, retirando o excesso de pele e gordura localizada da região.

Além da abdominoplastia, a cirurgia pós bariátrica também envolve procedimentos como:

·        Cruroplastia – a famosa cirurgia plástica da coxa, capaz de modelar toda a estrutura pela retirada de gordura e pele;

·        Lipoaspiração – retirada do excesso de gordura localizada;

·        Mastopexia – para retirar o excesso de pele dos seios e levantar as mamas.

3.   A cirurgia não é imune de riscos

Mesmo que a cirurgia seja indicada para pessoas que estão com problemas relacionados ao sobrepeso, ela não é nada simples e traz consigo riscos e complicações.

Desta maneira, é muito importante saber como funciona bem o procedimento e buscar um médico de total confiança para realizá-lo. Além disso, os cuidados no pós-operatório são essenciais para garantir o sucesso da cirurgia.

4.   Os pacientes devem receber apoio nutricional por toda a vida

Quem se submete a uma bariátrica precisa cuidar com os nutrientes pelo resto da vida – recebendo orientações específicas para uma dieta quantitativa adequada para a qualidade de vida.

Cirurgias muito radicais podem aumentar as complicações nutricionais e devem ser bem pensadas.

Além disso, o paciente precisa ser acompanhado com reposições vitamínicas e que realmente promovam sua qualidade de vida.

Vantagens da cirurgia de redução do estômago

1.   Ela é capaz de beneficiar a saúde

Uma bariátrica não é realizada pensando apenas na autoestima e na estética, muito pelo contrário.

O procedimento de redução do estômago beneficia outras doenças que podem estar relacionadas com a obesidade, melhorando fatores como: controle do diabetes e da pressão arterial e até alívio de dores nas articulações.

2.   A cirurgia melhora a saúde mental

A obesidade é uma condição que não está exclusivamente relacionada com problemas de saúde física.

Ela também está fortemente entrelaçada com a saúde mental e é capaz de agir sobre fatores como:

·        Ansiedade;

·        Depressão;

·        Autoestima;

·        Interação social;

·        Mobilidade.

Desta maneira, pessoas que optam pela bariátrica têm sua qualidade de vida aumentada, com melhora significativa nos processos e crenças mentais – somando muitos pontos positivos!

3.   A bariátrica promove uma perda de peso efetiva

Muitos pacientes que se submetem à bariátrica não conseguem perder peso por outros tratamentos, como dietas e exercícios físicos regrados.

Nesse sentido, a cirurgia é uma excelente opção para recuperar a vitalidade, melhorar o bem-estar e fazer com que a pessoa perca peso e ainda melhore sua saúde.

Você sabia que…

A cirurgia pós bariátrica pode ser realizada pelo SUS?

A cirurgia pós bariátrica é um dos procedimentos de cirurgia plástica que podem ser realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesses casos, é feita a retirada de excesso de pele do paciente (com abdominoplastia), devolvendo sua qualidade de vida após o procedimento.

Como o procedimento costuma ser bastante demorado, você pode verificar as coberturas do seu plano de saúde. Por se tratar de uma plástica que não envolve apenas a estética, mas também a saúde mental, pode haver a possibilidade de realização pelo plano. Aproveite!

Outros aspectos importantes

A cirurgia de redução do estômago é uma alternativa muito positiva para pacientes que podem se submeter ao procedimento para uma perda de peso efetiva.

É importante entender que, mesmo que ele seja ótimo, nem todos as pessoas com obesidade podem optar pela técnica e uma análise médica detalhada é crucial.

Além disso, a cirurgia tem suas desvantagens e o paciente precisa ser alertado com relação aos riscos e complicações que podem estar envolvidos.

Ainda, uma drástica reeducação alimentar e mudança de hábitos se faz necessária após cirurgia, requerendo muito controle do paciente – e uma verdadeira mudança de vida.

Se você tem dúvidas sobre o assunto, procure um cirurgião plástico e comente com seu médico de confiança. Eles com certeza poderão ajudar no seu caso, propondo intervenções eficientes para a perda de peso e melhora da qualidade de vida!

Gostou do conteúdo de hoje sobre vantagens e desvantagens da bariátrica? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Por Maria Paula Berlim



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda