Vereadora Cida Santiago (PSD) testa positivo para Covid-19 e cancela agenda | Piauí

A vereadora Cida Santiago (PSD), da Câmara Municipal de Teresina, informou nesta terça-feira (11) que testou positivo para a Covid-19. Ela revelou ter sentido sintomas gripais nos último dias e que segue em casa se recuperando.

Por conta da doença, Cida cancelou sua agenda de compromissos e informou que irá retornar apenas quando apresentar resultado negativo para a doença. A vereadora alertou cuidados para as pessoas que tiveram contato recente com ela.

“Irei me isolar, seguir todas as recomendações médicas e de já, peço as pessoas com quem tive contato recente que fiquem atentos à própria saúde e procurem atendimento médico caso sintam algum dos sintomas”, alertou.

Em vídeo para as redes sociais, Cida pediu orações para si e as pessoas que estão nos hospitais acometidas pela doença.“Com certeza, a gente consegue superar tudo isso. Que Deus nos abençoe, que Deus abençoe aqueles também que estão nos leitos dos hospitais. Aqueles que estão lutando também contra a Covid-19”, finalizou.

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.