Você conhece a história do vulcão de Santos?

0
20

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O primeiro circuito grande de turistas na cidade ocorreu na manhã de 29 de dezembro de 1896, após surgir um curioso fenômeno

Era um dia comum até que operários da comissão de saneamento de Santos, trabalhando na implantação de um complexo sistema de esgoto no bairro, perfuravam um poço com uma sonda, até se surpreenderem com uma enorme quantidade de gás, vazando do buraco, com direito a um barulho estridente – que remetia ao som de uma maria-fumaça – muita lama e várias chamas num tom amarelado (lavas) que atingiam uma altura de 10 metros, segundo relatos da imprensa naquela época.
Tudo isso aconteceu no bairro do Macuco – ainda era uma área pouco habitada da cidade – e os moradores da região acordaram assustados com o barulho e com o alvoroço que estava sendo causado pelo fenômeno.
Na manhã seguinte, o local já se tornara um ponto turístico e uma longa fila de curiosos se formava durante todo o dia para conhecerem o tal “Vulcão do Macuco”.

Diversos relatos consideram o tal vulcão como o primeiro “ponto turístico” da região, e foi aí que começou a era dos ambulantes cobrando preços altíssimos pelos produtos no entorno da atração. O movimento foi tanto que a prefeitura local alterou a rota dos bondes puxados por burros para facilitar o acesso ao bairro do Macuco, afim de que todos pudessem contemplar o ineditismo do espetáculo. Foi o evento mais democrático ocorrido até então, gente de todas as idades, raças e classes sociais queriam saber o que estava ocorrendo, e, logicamente, os ambulantes se aproveitaram de tudo isso e lucraram bastante com seus bolinhos de fubá, amendoim, pastéis, pamonhas e limonadas, cobrando um preço absurdamente alto por tudo isso.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda