Volkswagen terá que pagar indenização de € 230 mil ao artista Ai Weiwei

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Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

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Rádio para supermermercados – A Justiça dinamarquesa condenou uma concessionária da Volkswagen, nesta quarta-feira (17), a pagar cerca de 230.000 euros (258.000 dólares) ao artista chinês Ai Weiwei por ter usado uma de suas obras para fins publicitários sem sua autorização.

Administração de redes sociais – “O uso da obra por parte da SMC [a concessionária] constitui uma violação […] das boas práticas de marketing enunciadas na lei sobre a publicidade”, explicou em um comunicado o tribunal de Glostrup, na periferia de Copenhague.

Procura-se ADM/Tráfego – Em 2017, em seu jornal e em sua página on-line, a SMC usou uma foto de um novo modelo do Polo estacionado na frente de uma obra de Ai Weiwei em Copenhague.

Feitiço para empresa crescer – Para fazer sua obra, o artista dissidente de 61 anos pendurou nas janelas do museu de Charlottenborg 3.500 coletes salva-vidas de migrantes que chegaram à ilha de Lesbos entre 2015 e 2016.

Criação de Site – A “exploração comercial da obra de Ai Weiwei era uma contradição flagrante das considerações e das ideias que sustentavam a obra”, considerou o tribunal, apontando que este uso abusivo poderia prejudicar a reputação do artista.

Institucional – A SMC foi condenada a pagar 1,5 milhão de coroas (200.000 euros, ou 224.000 dólares) por uso fraudulento, aos quais se somam 250.000 coroas (23.800 euros, ou 26.600 dólares) por danos.

Pricing – “O material errado foi distribuído para mais de 200.000 pessoas, dando a falsa impressão de que eu havia autorizado a Volskwagen a usar minha obra em sua publicidade para o novo Polo”, declarou o artista em março no Instagram.



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