Xambrê participa da 3ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

0
13

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Xambrê, com o apoio da Prefeitura Municipal, vêm desenvolvendo pelo segundo ano consecutivo a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional em toda a rede municipal de ensino. Esse projeto é disponibilizado pelo FNDE e tem como objetivo promover a alimentação saudável nas escolas, incentivar bons hábitos, prevenir a obesidade infantil no ambiente escolar e melhorar o aproveitamento dos alimentos.

A jornada é composta por 4 Etapas a serem desenvolvidas ao longo do ano e cada etapa conta com um tema a ser trabalhado no ambiente escolar. Já foram abordados a 1ª Etapa que trouxe como tema “Merendeira como agente transformadora da alimentação escolar” e a Escola Municipal Augusto dos Anjos destacou a importância e a grandeza do trabalho que desenvolvem em benefício, especialmente das crianças, mostrando que a função da merendeira vai além de preparar, servir a merenda e manter a cozinha organizada – “A merendeira escolar é uma educadora alimentar, junto aos professores da escola, é ela quem ajuda os alunos na formação de bons hábitos alimentares” – reforça a Pedagoga Vanessa Priante Alecrim Duarte. Para a 2ª Etapa que conta com o tema “Sustentabilidade na Alimentação Escolar”, a equipe da Escola Municipal Augusto dos Anjos, elaborou uma sequência de atividades que serão desenvolvidas ao longo de uma semana.

Evento conta com a participação do Agricultor Familiar Devanir Favoreto e sua esposa Elza Favoreto que irão falar sobre o trabalho que desenvolvem com a agricultura orgânica, inclusive como fornecedores para a alimentação escolar, uma feira será montada na escola pelas produtoras Ivanilda da Silva Alonso, Irene Denardi Raitz Silva que disponibilizará para as crianças produtos cultivados e produzidos na nossa cidade e região e Bruna Albieri estudante do Curso Técnico de Agropecuária que irá encerrar a semana com uma palestra sobre Sustentabilidade e Meio ambiente.

CARDÁPIO E DEPOIMENTOS

Além das palestras, foi elaborado pela Nutricionista Responsável um cardápio com preparações que mostram as possibilidades de aproveitamento integral de alimentos – “As preparações propostas tem o objetivo de fazer com que as crianças vejam, sintam e provem os alimentos e descubram que uma alimentação saudável não só pode como deve ser colorida e saborosa” – destaca a Nutricionista Responsável Amanda Modeski. – “Este tema convida não só os alunos, mas toda a comunidade escolar a refletir e buscar alternativas e ações sustentáveis ao meio ambiente para a promoção da alimentação saudável e de qualidade” – destaca a Diretora Nilza Ferraz de Souza – “uma vez que não podemos continuar o caminho seguido até o momento que foi de extrair, produzir, vender, utilizar e descartar, sem se preocupar com a natureza e com as futuras gerações, como se os recursos naturais não tivessem fim, é necessário conscientizar de que eles estão se esgotando” – complementa a Pedagoga Vanessa Priante Alecrim Duarte. Após o recesso escolar, o trabalho continua e serão abordados mais duas etapas que contam com os temas “Imagem corporal e Bullying” e “Movimento + Comida de Verdade = Saúde” – Finaliza a Diretora Nilza Ferraz de Souza.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda